Siga o Olhar Digital no Google Discover
O Google lançou o pacote QPR2 de recursos do Android 16 nesta semana. Entre os destaques, estão: resumos de notificações feitos por inteligência artificial (IA), organização automática de alertas, mais opções de personalização, controles parentais unificados e ferramentas de segurança como detecção de golpes pelo Circule para Pesquisar (Circle to Search).
A atualização chega primeiro aos aparelhos Pixel. E reflete uma mudança estrutural no ritmo de desenvolvimento do sistema. Além disso, marca o fim do ciclo anual único de lançamentos.
O Google agora adota um modelo com lançamentos menores e mais frequentes, recursos liberados assim que ficam prontos e SDKs (conjunto de ferramentas, bibliotecas, documentação e códigos usados por desenvolvedores para criar aplicativos) semestrais.
A mudança promete acelerar a adoção de novos recursos por fabricantes além da linha Pixel. E reduzir a defasagem entre versões do Android.
Android 16 adiciona ferramentas de IA e aprimora organização, personalização e segurança
O pacote traz resumos de notificações com IA que condensam mensagens longas e conversas em textos curtos que podem ser lidos rapidamente.

O recurso chegou aos Pixel em novembro e agora começa a ser disponibilizado para outras fabricantes, como Samsung. Diferente do iOS (iPhone), o Google limita o uso desse recurso a aplicativos de conversa.
Junto dele vem o Organizador de Notificação (em tradução livre), que agrupa e silencia notificações de baixa prioridade em categorias como Promoções, Notícias e Alertas Sociais. O principal objetivo é reduzir distrações.
A personalização avança com formas customizadas para ícones, aplicação automática de tema a ícones e Tema Escuro Expandido, que escurece a maioria dos aplicativos automaticamente, mesmo os que não têm tema escuro nativo.
Além disso, widgets agora ficam acessíveis ao deslizar para a esquerda. E há ajustes no relógio.
As ferramentas de segurança e bem-estar digital também foram reforçadas. Entre os destaques, estão:
- O Circule para Pesquisar agora detecta possíveis golpes e oferece uma Visão Geral de IA com orientação e próximos passos.
- O aplicativo Mensagens exibe alertas para grupos desconhecidos, com informações essenciais e botões para sair, bloquear e reportar spam.
- O Call Reason (beta) deixa marcar uma ligação como “urgente” (a marcação aparece no contato e permanece no histórico caso a chamada seja perdida.
- O Chrome ganha a função de Abas Fixadas, que funciona igual na versão para computador do navegador.
A acessibilidade evolui com o “Expressive Captions”, por exemplo. Agora, o recurso exibe intensidade emocional e sons ambiente em tempo real, incluindo tags como “alegre” e “triste”.
Já os controles parentais ganham uma seção centralizada nas configurações, que traz concentra ferramentas.
Nesta seção, dá para definir tempo de tela diário, configurar hora de dormir, limitar uso de aplicativos, bloquear apps e conceder minutos extras. A seção também traz um atalho para o Family Link.
As informações constam em comunicados publicados pelo Google, que você pode conferir aqui e aqui.
Google encerra ciclo anual e inaugura modelo de atualizações mais frequentes no Android
O Android deixa o modelo de “atualização única anual do sistema operacional” e passa para lançamentos mais frequentes. A promessa é liberar recursos “assim que estiverem prontos”.

Atualizações menores de SDK duas vezes por ano passam a ser o padrão. E grandes lançamentos podem ser adiantados – o Android 16, por exemplo, saiu no segundo trimestre, não no terceiro.
Os QPRs (atualizações trimestrais de plataforma) continuam a existir. O QPR2 atual é uma dessas atualizações menores e incrementais.
A mudança impacta todo o ecossistema. Fabricantes poderão preparar seus aparelhos mais cedo e reduzir a defasagem de versões. A meta é aumentar o número de dispositivos compatíveis com novos recursos e incentivar desenvolvedores a adotá-los mais rápido.
Leia mais:
- Android 17: o que esperar da atualização de 2026, segundo documentos e vazamentos
- Os 10 melhores aplicativos de tradução para celular Android e iPhone (iOS)
- 5 apps que facilitam a troca de celular do iPhone para Android
O Google afirma que a estratégia “vai ajudar a impulsionar uma inovação mais rápida em apps e dispositivos”.
O Android 16 QPR2 marca o início oficial dessa nova fase. A atualização começa pelos Pixel com o patch de dezembro de 2025 (modelos das linhas Pixel 6, 7, 8, 9 e 10, além do Tablet e Fold). A expansão para outras fabricantes depende da adoção por parte delas.