Microsoft sofre reação negativa no mercado após suposta redução de metas de vendas de IA

Cenário apontado na reportagem gerou dúvidas sobre a adoção da tecnologia por clientes corporativos e provocou queda nas ações da empresa
Matheus Chaves03/12/2025 16h29
Microsoft
Empresa precisou se posicionar para ver a queda nas ações ser amenizada (Imagem: Skorzewiak / Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Uma reportagem desenvolvida e publicada pelo The Information trouxe a informação de que a Microsoft teria rebaixado suas metas internas de vendas de produtos de inteligência artificial (IA). 

No texto, o portal afirma que fontes anônimas relataram que, em algumas divisões da Microsoft, as metas de crescimento para determinados softwares de IA foram reduzidas. O corte teria sido motivado pelo fato de que muitos vendedores não alcançaram os objetivos de vendas no ano fiscal encerrado em junho de 2025.

Em consequência desta divulgação, as ações da Microsoft chegaram a recuar quase 3% nas negociações iniciais do dia, refletindo a preocupação de investidores com a velocidade de adoção das soluções de IA no setor corporativo.

Leia mais:

Microsoft reforça infraestrutura de IA com acordo multibilionário com IREN
Microsoft segue investindo pesado em infraestrutura de IA (Imagem: Framalicious / Shutterstock)

A empresa contesta e afirma que metas globais seguem inalteradas

Em resposta aos rumores, de acordo com o portal Investing, a Microsoft disse que:

“A reportagem do The Information combina erroneamente os conceitos de crescimento e metas de vendas, o que demonstra a falta de compreensão de como uma organização de vendas funciona e é remunerada”, afirmou um porta-voz da empresa. 

“As quotas de vendas agregadas para produtos de IA não foram reduzidas, conforme informamos antes da publicação”, acrescentou. 

Ainda conforme o portal, após a negação oficial da Microsoft, o recuo nas ações diminuiu, com a queda se estabilizando em algo próximo a 1,7%.

Matheus Chaves
Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital