Nvidia turbina servidores e acelera em até 10× modelos de IA de empresas chinesas

Nova geração de máquinas da fabricante entrega mais desempenho em sistemas de “mistura de especialista” usados por Moonshoot AI e DeepSeek
Por Matheus Chaves, editado por Layse Ventura 03/12/2025 19h11
Nvidia
Empresa crescer cada vez mais no mercado de inteligência artificial (Imagem: Igal Vaisman/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Nesta quarta-feira (3), a Nvidia informou que seu mais recente servidor de inteligência artificial eleva a velocidade de execução de alguns dos modelos de IA mais avançados — incluindo os da Moonshoot AI e DeepSeek — em até dez vezes.

Foco nos modelos “mixture-of-experts”

O destaque vai para modelos baseados na técnica conhecida como mixture-of-experts ou “mistura de especialistas” — um formato em que tarefas específicas são distribuídas a “sub-redes especialistas” dentro do modelo, otimizando eficiência e desempenho.

Esse tipo de arquitetura ganhou força em 2025, especialmente após o sucesso de DeepSeek, cujos modelos de código aberto chamaram atenção mundial por requerer menos tempo de treinamento em chips Nvidia.

Posteriormente, outras empresas passaram a adotar a técnica, como OpenAI, a francesa Mistral — e a própria Moonshoot AI, que em julho lançou seu modelo de código aberto.

Leia mais:

O que há de novo nos servidores da Nvidia

Kimi K2 Thinking
Novo modelo de IA promete ter desempenho superior ao ChatGPT (Imagem: Divulgação/Kimi)

A base da melhora está na configuração técnica: o novo servidor da Nvidia integra 72 chips de alto desempenho em apenas um computador com conexões internas ultrarrápidas. 

Essa combinação de elevada densidade de processamento com comunicação de alta velocidade teria viabilizado o ganho de até 10 vezes no desempenho do modelo Kimi K2 Thinking da Moonshot se comparado a geração anterior de servidores da empresa. 

Além disso, conforme afirmação da empresa, os ganhos resultam da imensa quantidade de chips que são instalados nos servidores e também das conexões rápidas entre eles, um setor no qual a Nvidia tem vantagem em relação aos seus concorrentes. 

Logo da Nvidia ao fundo; à frente, uma mão segurando um celular com o logo da empresa em sua tela
A empresa segue superior no mercado em throughput e interconexão
(Imagem: Mamun_Sheikh/Shutterstock)

A disputa no mercado de hardware para IA

Apesar da vantagem da Nvidia, a concorrência vem buscando reação. A Advanced Micro Devices (AMD), por exemplo, já trabalha no desenvolvimento de um servidor multichip com especificações competitivas, cujo lançamento está previsto para o próximo ano.

Matheus Chaves
Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.