Jornal americano processa empresa de IA por uso não autorizado de conteúdo jornalístico

Ação judicial reforça tensão entre empresas de mídia e startups de IA, que são acusadas de explorar material protegido sem licenciamento.
Por Matheus Chaves, editado por Lucas Soares 05/12/2025 11h59
Chicago Tribune
O jornal também está no grupo de oito veículos de imprensa que processam OpenAI e Microsoft por violação de direitos autorais (Imagem: James Andrews1/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

De acordo com o portal TechCrunch, na quinta-feira (4), o jornal Chicago Tribune apresentou uma ação na Justiça federal de Nova York contra a Perplexity AI, acusando a empresa de usar indevidamente seus artigos — muitas vezes reproduzindo trechos idênticos aos originais — sem permissão ou remuneração.

Conforme foi apresentado na denúncia a que o TechCrunch teve acesso, os advogados do Chicago Tribune procuraram a Perplexity em outubro para saber se os conteúdos do veículo de imprensa estavam sendo utilizados pela IA. 

A resposta da empresa teria sido negativa quanto ao uso para treinamento de modelos, afirmando apenas que “poderia receber resumos factuais não literais”. A direção do Tribune, por sua vez, sustenta que a Perplexity está fornecendo aos usuários trechos quase idênticos aos textos originais.

Leia mais:

Navegador da IA foi envolvido no processo (Imagem: Koshiro K/Shutterstock)

Tecnologias no centro da acusação: RAG e navegador Comet

Um dos pontos centrais da acusação é o uso da tecnologia conhecida como RAG (Retrieval Augmented Generation – Recuperação Aumentada de Dados, na tradução para o português), que permite à IA buscar dados verificados para responder com maior precisão — mas que, segundo o jornal, estaria sendo utilizada para extrair e utilizar conteúdos do Tribune sem autorização.

Outro detalhes importante é que o processo aponta que o navegador da Perplexity, chamado “Comet”, poderia estar burlando o sistema de paywall do meio de comunicação, acessando artigos e dando aos usuários resumos em detalhes sobre reportagens. Isso tira a necessidade de o leitor entrar no site original para conferir o conteúdo.

Impactos para o jornalismo e o modelo de negócios dos veículos

Google trabalha em acordos para incluir conteúdos jornalísticos em sua IA
Jornal aponta que pode sofrer com problemas financeiros devido ao uso indevido de seus conteúdos (Créditos: hirun / iStock)

Conforme informações do Yahoo, na ação, o Chicago Tribune argumenta que essa conduta ameaça gravemente seu modelo de monetização, que tem como base as assinaturas e publicidade. Ao entregar todo o conteúdo diretamente via IA, a Perplexity reduziria o tráfego ao site do jornal — e, consequentemente, as receitas potencialmente ligadas às visualizações e à assinatura.

Conforme aponta a matéria do Yahoo, o processo traz o seguinte trecho:

“Segundo informações disponíveis, a Perplexity copiou ilegalmente milhões de artigos, vídeos, imagens e outras obras protegidas por direitos autorais do Chicago Tribune para alimentar seus produtos e ferramentas.”

Matheus Chaves
Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.