Siga o Olhar Digital no Google Discover
A OpenAI ampliou sua presença na região da Ásia-Pacífico ao firmar uma parceria com a operadora australiana de data centers NextDC Ltd. para construir um megacluster de computação de A$ 7 bilhões (dólares australianos) em Sydney.
O acordo, anunciado nesta sexta-feira (5), impulsionou as ações da NextDC em até 11% e marca um passo estratégico na expansão global da empresa de inteligência artificial.
O projeto integra uma colaboração mais ampla de infraestrutura entre as duas companhias e deve entrar em operação no segundo semestre de 2027.
A iniciativa coincide com a abertura do primeiro escritório da OpenAI na Austrália, em meio às ambições do país de fortalecer capacidades de “IA soberana” e se consolidar como um polo regional de tecnologia.

Austrália se torna foco de investimentos em data centers
- Segundo Jason Kwon, diretor de estratégia da OpenAI, o forte avanço australiano em políticas e adoção de IA foi decisivo para o investimento.
- O novo centro contará com “arquiteturas e infraestruturas das mais sofisticadas da Ásia-Pacífico”.
- As ações da NextDC encerraram o dia com alta de 3,1%, avaliando a empresa em cerca de A$ 9 bilhões.
- A parceria inclui o desenvolvimento de um campus hiperescalável de IA e um supercluster de GPUs em Eastern Creek, cerca de 45 quilômetros a oeste do centro de Sydney.
- A instalação atenderá clientes corporativos da OpenAI, como Commonwealth Bank of Australia, Wesfarmers, Canva e Virgin Australia.
Leia mais:
- Como melhorar seu texto no ChatGPT: guia prático do básico ao avançado
- OpenAI lança pesquisa de compras no ChatGPT
- OpenAI e Microsoft entram em nova fase da corrida pela Inteligência Artificial Geral (AGI)

Governo aposta em IA para impulsionar economia
O governo australiano celebrou o anúncio, prevendo a criação de milhares de empregos diretos e indiretos em engenharia, manufatura, tecnologia e operações.
O país vem atraindo grandes aportes no setor: a Blackstone comprou a AirTrunk por A$ 24 bilhões, a Amazon planeja investir A$ 20 bilhões até 2029 e a Microsoft anunciou A$ 5 bilhões em expansão.
Projeções da consultoria Mandala indicam que a capacidade nacional de data centers deve mais do que dobrar até 2030, acompanhada de um investimento adicional estimado em A$ 26 bilhões.
Neste mês, o governo também lançou um plano para um roteiro nacional de IA, com foco em infraestrutura, capacitação e aplicação tecnológica em serviços públicos e setores como energia renovável.
