Vulcão misterioso pode ter desencadeado a Peste Negra, diz estudo

Trabalho aponta que a erupção teria provocado um choque climático extremo, criando as condições necessárias para o avanço da doença
Alessandro Di Lorenzo06/12/2025 19h45
vulcao-1-1920x1080
Imagem: Clive Kim/Pexels
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Peste Negra, também conhecida como peste bubônica, se espalhou pela Europa e Ásia no século XIV. A doença matou milhões de pessoas, sendo responsável por uma das pandemias mais devastadoras da história humana.

Acredita-se que o surto tenha se iniciado na Ásia Central e se espalhado via comércio. Mas uma nova teoria aponta que a erupção de um vulcão teria sido fundamental para essa sequência de eventos mortais.

Imagem ilustrativa de médico na época da peste negra
Peste Negra matou cerca de um terço da população da Europa (Imagem: illustrissima/Shutterstock)

Como a Peste Negra teria chegado à Europa

De acordo com pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e do Instituto Leibniz de História e Cultura da Europa Oriental, na Alemanha, a erupção teria acontecido por volta do ano de 1345. Indícios preservados em anéis de árvores sugerem que o evento provocou um choque climático, desencadeando uma sequência de eventos que trouxe a doença à Europa medieval.

O estudo aponta que cinzas e gases liberados pelo vulcão bloquearam parte da luz solar, causando quedas extremas de temperatura por anos consecutivos. Esse cenário praticamente inviabilizou a produção de alimentos em algumas regiões.

Erupção vulcânica teria causado choque climático extremo (Imagem: Vibe Images/Shutterstock)

Para evitar a fome, cidades-estados italianas passaram a importar grãos de regiões próximas ao mar Negro. E teria sido justamente a partir destes produtos que pulgas transmissoras da bactéria Yersinia pestis, responsável pela doença, passaram a infectar os europeus.

Em outras palavras, foram as mudanças climáticas do período que criaram as condições necessárias para o avanço da Peste Negra. As conclusões foram descritas em estudo publicado na revista Communications Earth & Environment.

Leia mais

Doença é causada pela bactéria Yersinia pestis (Imagem: Everett Collection/Shutterstock)

Pandemia entrou para a história

  • Causada pela bactéria Yersinia pestis, a Peste Negra é transmitida principalmente por pulgas de roedores.
  • A doença provoca sintomas como febre alta, inchaço nos gânglios linfáticos e manchas escuras na pele.
  • Estimativas apontam que ela matou de 25 a 75 milhões de pessoas entre os anos de 1347 e 1351.
  • Cerca de um terço da população europeia da época simplesmente desapareceu em função da pandemia, causando um colapso social e econômico.

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.