Siga o Olhar Digital no Google Discover
A Apple comunicou na última quinta-feira (4) que duas executivas de longa data — Kate Adams, diretora jurídica, e Lisa Jackson, vice-presidente de meio ambiente, políticas e iniciativas sociais — estão se aposentando. As mudanças reforçam uma série de saídas recentes no alto escalão da empresa.
A partir de março, o cargo de Adams será ocupado por Jennifer Newstead, atual diretora jurídica da Meta. Além disso, a equipe de relações governamentais liderada por Jackson passará a se reportar diretamente a Newstead até o fim de 2025. As duas executivas atualmente se reportam ao CEO Tim Cook.

Saídas em meio a reestruturação da alta liderança
- As aposentadorias ampliam uma onda de mudanças internas que inclui a saída do chefe de design de software — que migrou para a Meta — e a aposentadoria tanto do chefe de IA quanto do diretor de operações da Apple.
- Adams chegou à empresa em 2017, após passagem pela Honeywell, e supervisionou litígios, segurança global e iniciativas de privacidade da companhia.
- Seu período coincidiu com intenso escrutínio regulatório, incluindo ações antitruste nos EUA envolvendo as regras da App Store.
Leia mais:
- Saiba quem é John Ternus, possível substituto de Tim Cook na Apple
- Rumores apontam que a Apple deve desenvolver capas sensíveis ao toque
- Apple é condenada a pagar multa de R$ 3,35 bilhões por causa do Apple Watch

Jackson, que ingressou em 2013, liderou programas de diversidade e boa parte da atuação política da Apple em Washington, depois de ter comandado a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) no governo Obama.
Em 2020, foi uma das principais vozes por trás da Iniciativa de Equidade Racial e Justiça da empresa, expandida depois para outros países.
Era Newstead: perfil jurídico mais combativo
Newstead chega à Apple após quatro anos supervisionando disputas jurídicas e regulatórias da Meta em torno de Facebook, Instagram e WhatsApp. Ela permanecerá na Meta até o fim do ano, enquanto a empresa busca substituto.
Antes disso, atuou como assessora jurídica no Departamento de Estado durante o governo Trump, trabalhou na Davis Polk & Wardwell e ocupou posições jurídicas na Casa Branca.
A Apple também confirmou a troca no comando financeiro: Luca Maestri foi substituído por Kevan Parekh, ampliando o redesenho da liderança corporativa.
