Siga o Olhar Digital no Google Discover
A Fiat confirmou que lançará, em 2026, um novo hatch compacto de apelo popular produzido na fábrica de Betim (MG). O anúncio foi feito pelo presidente da Stellantis para a América do Sul, Herlander Zola, e marca o primeiro integrante de uma inédita família de veículos que incluirá, ainda, um SUV, um cupê e uma picape.
A apresentação do conceito Dolce Camper no Salão do Automóvel de São Paulo 2025 havia criado expectativa sobre os próximos passos da marca. Agora, começam a ser revelados os detalhes dessa nova gama.

Embora o nome do hatch não tenha sido revelado, o Autoesporte adianta que ele será a aguardada versão nacional do Grande Panda europeu. Apontado como sucessor do Argo, o modelo manterá o estilo de “carinha de SUV“, mas deve adotar outra nomenclatura no mercado brasileiro e sofrer ajustes estéticos — entre eles, a ausência do nome do produto estampado nas portas, como ocorre na Europa.
Quando chegar às concessionárias, o novo compacto terá a tarefa de manter a forte tradição da Fiat no segmento e competir diretamente com Volkswagen Polo, Hyundai HB20, Chevrolet Onix e outros rivais.
Mecânica do novo hatch da Fiat
- O modelo será equipado, em versões de entrada, com o motor 1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 kgfm de torque;
- Haverá também opções mais caras utilizando o mesmo sistema híbrido leve de 12 volts já presente no Pulse e no Fastback, combinando-o ao motor 1.0 T200 de 130 cv;
- A produção ficará concentrada em Betim (MG), que receberá cerca de R$ 14 bilhões em investimentos;
- Parte desse valor será direcionada à introdução da plataforma modular global STLA Small, uma evolução — ao menos na nomenclatura — da base CMP usada pelo Peugeot 208 (Argentina) e pelos Citroën C3, Aircross e Basalt produzidos em Porto Real (RJ).

Leia mais:
- 8 dicas para prolongar a vida útil do seu carro
- Vai viajar? Confira dicas de revisão no carro antes de pegar estrada
- Fiat Pulse ganha edição comemorativa da temporada final de Stranger Things
Nova família vem aí
Além do hatch sucessor do Argo, a Fiat prepara uma série de lançamentos derivados do investimento bilionário destinado a Betim (MG).
O próximo será um SUV inédito de sete lugares, identificado pelo codinome F2U e programado para 2027. Ele terá como base o Citroën Aircross e ficará posicionado acima do Pulse, com dimensões semelhantes às do modelo francês: cerca de 4,40 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,66 m de altura e 2,68 m de entre-eixos.
Em 2028, será a vez da segunda geração do Fastback (projeto F2X). O cupê-SUV migrará para a plataforma Smart Car da Stellantis, abandonando a arquitetura MLA usada atualmente. Entre as evoluções previstas, o modelo ficará mais espaçoso e terá distância entre-eixos próxima de 2,60 m, superior aos 2,53 m atuais.

Por fim, em 2029, Betim (MG) iniciará a produção da terceira geração da Strada. A picape adotará a mesma plataforma comum à nova família e contará com o sistema híbrido leve de 12V, acompanhando a eletrificação dos demais modelos. A evolução será significativa em relação à geração atual, e a Strada renovada passará a ser vendida também em mercados europeus.