Fim do incentivo para veículos elétricos eleva custo nos EUA

Preços altos e fim de incentivos tornam carros nos EUA menos acessíveis; GM e Hyundai ajustam estratégias para o futuro elétrico
Por Valdir Antonelli, editado por Layse Ventura 08/12/2025 20h32
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Imagem: Sopotnicki/Shutterstock
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Os preços dos carros novos dispararam nos Estados Unidos, e o fim do crédito fiscal para veículos elétricos tornou a compra ainda mais cara. GM e Hyundai estão ajustando suas estratégias para lidar com a mudança, enquanto consumidores precisam avaliar cuidadosamente suas escolhas na hora de trocar de carro.

Segundo o Inside EVS, o impacto é sentido em todo o setor: desde SUVs e caminhonetes até os modelos elétricos mais avançados, os estadunidenses têm repensado prioridades e buscado alternativas mais acessíveis.

Com carros novos mais caros, compradores americanos avaliam custos, tecnologia e autonomia antes de decidir a troca.
Com carros novos mais caros, compradores americanos avaliam custos, tecnologia e autonomia antes de decidir a troca. Imagem: Hryshchyshen Serhii / Shutterstock

Preços altos e crédito fiscal: como o mercado reage

Nos últimos anos, o preço médio de um carro novo nos Estados Unidos atingiu cerca de US$ 50 mil (aproximadamente R$ 265 mil), tornando a compra menos acessível. Incentivos como o crédito fiscal de US$ 7.500 (R$ 39,7 mil) para veículos elétricos e ofertas de leasing ajudavam a equilibrar o cenário. Sem esses benefícios, as vendas estão em queda.

Segundo a GlobalData, as entregas de veículos leves caíram 6,3% em novembro em relação a 2024. Ajustando-se ao número de dias úteis, a queda foi de 2,6%. Enquanto a maioria dos veículos elétricos recuou, marcas como Toyota e Kia registraram ganhos modestos em híbridos e modelos mais baratos.

As pessoas estão buscando preços mais acessíveis agora.

Jessica Caldwell, diretora-executiva de insights da Edmunds, ao Inside EVS

Ela explica que “os preços estão mais altos e as taxas de juros continuam elevadas, e isso pesa neste momento do ano, quando os consumidores buscam ofertas.”

Limitações em softwares de direção autônoma marcam o avanço da Hyundai no setor de veículos elétricos, o que a deixa atrás de outros fabricantes, como a Tesla.
Limitações em softwares de direção autônoma marcam o avanço da Hyundai no setor de veículos elétricos, o que a deixa atrás de outros fabricantes, como a Tesla. Imagem: Artistic Operations/Shutterstock)

Hyundai e GM: estratégias e desafios tecnológicos

Mesmo com modelos elétricos de ponta como o Ioniq 5, a Hyundai ainda enfrenta limitações em softwares de direção autônoma. Song Chang-hyeon, chefe da divisão de Plataforma Avançada de Veículos (AVP), está deixando a empresa, assumindo a responsabilidade pelo avanço lento do grupo nesse setor.

Enquanto isso, a GM aposta em Sterling Anderson, ex-Tesla e Aurora Innovation, como novo diretor de produtos, unificando a supervisão de veículos, baterias, software e engenharia. O objetivo é acelerar a inovação e consolidar a tecnologia de direção autônoma.

O que está impactando as vendas:

  • Preços altos e fim de incentivos afetam vendas de elétricos e convencionais;
  • Consumidores buscam alternativas mais baratas, incluindo híbridos;
  • A adaptação tecnológica é crucial para competir no futuro do setor.
Preços altos e fim de incentivos impactam diretamente vendas de carros elétricos e convencionais nos EUA.
Preços altos e fim de incentivos impactam diretamente vendas de carros elétricos e convencionais nos EUA. Imagem: guteksk7/Shutterstock

O que os consumidores precisam saber

O mercado automobilístico dos EUA enfrenta um cenário desafiador: preços recordes, fim dos incentivos fiscais e incerteza econômica. Mesmo com ofertas de fim de ano, o acesso a veículos elétricos continua limitado, e a decisão de compra exige avaliação cuidadosa entre custos, tecnologia e autonomia.

Leia mais:

Especialistas apontam que o futuro será dominado por carros cada vez mais definidos por software e autonomia avançada. GM e Hyundai buscam se posicionar nesse novo cenário, mas os consumidores precisam se adaptar às mudanças e às restrições financeiras atuais.

Valdir Antonelli
Colaboração para o Olhar Digital

Valdir Antonelli é jornalista com especialização em marketing digital e consumo.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.