Facebook e Instagram terão menos coleta de dados na Europa

Comissão Europeia obrigou a Meta a oferecer opção gratuita de anúncios menos personalizados após multa bilionária
Leandro Costa Criscuolo08/12/2025 18h07
Logos de Facebook e Instagram em um smartphone
(Imagem: mundissima / Shutterstock.com)
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Usuários do Facebook e do Instagram na União Europeia poderão, a partir do próximo mês, limitar a quantidade de dados pessoais compartilhados com a Meta em troca de receber anúncios menos personalizados.

A mudança, anunciada pela Comissão Europeia, torna o bloco o primeiro lugar do mundo onde a empresa será obrigada a oferecer uma alternativa gratuita ao seu sistema de coleta intensiva de dados.

Mão de robô segurando martelo usado na Justiça para ilustrar Lei de IA (AI Act) da União Europeia (UE)
Novo caminho para anúncios menos personalizados surge após multa e pressões regulatórias crescentes (Imagem: RaffMaster/Shutterstock)

Disputa com reguladores durou meses

  • A medida encerra uma disputa regulatória que se intensificou em abril, quando a Meta foi multada em 200 milhões de euros por impor o modelo “consentimento ou pagamento”.
  • Neste modelo, os usuários tinham duas escolhas: permitir o uso de seus dados para anúncios direcionados ou pagar por versões sem publicidade das plataformas.
  • Para Bruxelas, esse modelo restringia indevidamente a liberdade de escolha dos cidadãos europeus. “Os usuários na UE devem ter uma escolha plena e efetiva”, destacou a Comissão.

Mudança ocorre em meio a crescente pressão regulatória

A Meta afirmou que a medida representa principalmente ajustes na linguagem, no design e na transparência da política atual. A empresa reforçou que anúncios personalizados são “vitais para a economia da Europa”, mas disse reconhecer a orientação da Comissão.

A pressão sobre a gigante das redes sociais, porém, não para aí. Na semana passada, autoridades europeias abriram uma investigação antitruste sobre uma nova política do WhatsApp que pode limitar o acesso de fornecedores de ferramentas de IA, potencialmente favorecendo as soluções próprias da Meta.

meta
Meta ajusta política de dados na Europa em meio a avanço de investigações antitruste – Imagem: PJ McDonnell/Shutterstock

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O cenário regulatório atinge outras gigantes de tecnologia. Amazon, Google e Microsoft também enfrentam investigações relacionadas a práticas consideradas potencialmente anticompetitivas.

E, recentemente, o X (ex-Twitter) — de Elon Musk — foi multada em US$ 140 milhões por descumprir uma das principais leis digitais do bloco.

Enquanto aperta a fiscalização sobre o setor, a UE também discute flexibilizar parte das regras para estimular o crescimento econômico e o avanço da inteligência artificial.

O bloco ainda enfrenta pressão do governo Trump, que acusa Bruxelas de mirar injustamente empresas americanas com sua regulamentação.

Ícones do Facebook e do Instagram na tela inicial de um iPhone
Usuários europeus do Facebook e Instagram ganharão opção de anúncios menos personalizados (Imagem: frank333/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.