Siga o Olhar Digital no Google Discover
O iFood fechou uma parceria com a Americanas para oferecer produtos vendidos pela varejista na plataforma de delivery. Inicialmente, 500 lojas, presentes em 15 estados, estarão conectadas ao iFood. A expectativa é que até o início de 2026 a parceria inclua 1.200 lojas da Americanas em todo o país.
Os clientes terão mais opções em diferentes categorias, como alimentos, bebidas, bomboniere, cuidados com o bebê, higiene, beleza a itens de papelaria, telefonia e vestuário, segundo um comunicado divulgado à imprensa.
“Ter um parceiro do porte da Americanas em nosso app só reforça o quanto estamos prontos para mostrar ao nosso público que somos muito mais do que uma plataforma de delivery de refeições, mas sim um marketplace completo de conveniência que entrega os produtos que o consumidor deseja com a rapidez que ele precisa”, explica Murilo Massari, diretor comercial de Mercado e Atacado no iFood.

Se reerguendo
Em recuperação judicial, a Americanas vem anunciando uma série de parcerias desde a crise de fraudes contábeis da empresa iniciada em 2023. Além de vender ativos, a varejista também tem apostado em um programa de pontos que faz um raio-x dos hábitos de compras dos clientes e os encoraja a gastar mais em suas lojas físicas.
Recentemente, a Americanas também aceitou a proposta da BandUp! para vender a sua subsidiária Uni.Co, dona da Imaginarium e Pucket. Com 175 lojas, a BandUp! tem ampliado seu portfólio de produtos licenciados de mais de 200 marcas de filmes, séries, músicas e games. A marca é dona da franquia Piticas, que vende vestuário e acessórios do mundo geek.

Além disso, a parceria com o iFood vem após as vendas digitais da varejista despencaram 96% no último trimestre. “Estruturamos uma estratégia de negócio centrada no cliente que o atende onde ele estiver com visão omnicanal, que amplia ainda mais a nossa presença”, afirma Tiago Abate, vice-presidente de Clientes, Crescimento e Digital da Americanas.
Leia Mais:
- Retrospectiva iFood: quantos pedidos você fez este ano? Confira como acessar a sua
- iFood lança modelo de IA que te ajuda a pedir delivery mais rápido
- Como cadastrar seu restaurante no iFood?
Se fortalecendo
Ao mesmo tempo, o acordo fortalece o iFood em meio à chamada “guerra do delivery” após o lançamento da 99Food e da chegada da Keeta ao Brasil. O aplicativo esteve no centro de uma polêmica em que funcionários estariam sendo coagidos a fornecer informações estratégicas sobre os negócios em troca de pagamentos que variam de US$ 250 a US$ 400, como informou o Olhar Digital.

Para os clientes, a concorrência gerou uma série de benefícios. Em agosto, o iFood chegou a lançar o serviço de entregas em até 20 minutos e pratos a partir de R$ 15 com entrega grátis. Meses depois, a plataforma anunciou que passaria a integrar o delivery no aplicativo da Uber — marcando o retorno do serviço de corrida ao mercado após o fim do Uber Eats.