Ford recorre à Renault para sobreviver à guerra dos elétricos

Montadora americana admite falta de competitividade e aposta em colaboração para voltar a crescer no mercado europeu
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Layse Ventura 09/12/2025 19h43
ford
Imagem: Just dance/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

A Ford recorrerá à Renault para tentar reverter anos de perdas e recuperar competitividade na Europa, em meio à pressão crescente das montadoras chinesas na região.

O acordo, anunciado para a imprensa em Paris, prevê que a francesa produzirá dois novos modelos elétricos compactos para a montadora americana, com o primeiro chegando ao mercado europeu em 2028.

renault
Pressionada por montadoras chinesas, Ford fecha aliança estratégica com a Renault – Imagem: Anton Pentegov/Shutterstock

Pressão chinesa acelera alianças no setor

  • Segundo o CEO da Ford, Jim Farley, a aliança reflete a urgência do momento.
  • “Estamos lutando pela sobrevivência na indústria, e não há exemplo melhor disso do que a Europa”, afirmou.
  • Os veículos serão projetados pela Ford, desenvolvidos em conjunto em uma plataforma da Renault e produzidos no norte da França.
  • As empresas também avaliam cooperar no segmento de vans, área considerada essencial para a presença da Ford na região.

A movimentação ocorre enquanto marcas chinesas — como BYD e SAIC — avançam rapidamente com tecnologia de menor custo. A participação delas já chega a 6,7% no mercado europeu, segundo a Schmidt Automotive Research.

Farley admitiu que a plataforma elétrica da Ford, pensada para os EUA, não é competitiva para a Europa. “Francamente, a Renault é mais competitiva”, disse.

Leia mais:

Ford busca salvação na Renault para enfrentar avalanche chinesa na Europa – Imagem: jon lyall/Shutterstock

Um recomeço após anos de perdas

O acordo marca um novo capítulo após sucessivas reestruturações, queda de participação e prejuízos com veículos elétricos. A fatia da Ford no mercado europeu caiu de 7,2% em 2015 para 3,3% este ano.

A empresa cortou milhares de empregos, reduziu modelos menos lucrativos e tenta se concentrar em segmentos onde acredita ter vantagem.

Com novos produtos previstos para 2028 e sob a liderança recém-nomeada de Jim Baumbick, a Ford espera recuperar fôlego. “Estou aqui para investir e fazer a empresa voltar a respirar na Europa”, afirmou.

renault
Renault produzirá carros elétricos para a Ford em reação ao avanço chinês – Imagem: nitpicker / Shutterstock.com
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.