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A redução no consumo de combustível está ligada a dois fatores principais que muitos motoristas ignoram: a pressão correta dos pneus e uma pequena, mas significativa, mudança na forma de acelerar. Aplicar essas técnicas garante que o motor trabalhe com menos esforço, resultando em economia imediata para o seu bolso.
Como o pneu desalinhado aumenta o gasto de gasolina
A pressão ideal dos pneus é o fator mais negligenciado na economia de combustível. Quando os pneus estão descalibrados, a área de contato com o solo aumenta, elevando a resistência ao rolamento e forçando o motor a consumir mais para manter a velocidade.
- Verifique a pressão dos pneus a frio, antes de rodar longas distâncias ou logo pela manhã.
- Use sempre a calibração indicada para “Carga Máxima” ou “Estrada”, que geralmente está especificada no manual ou na porta do motorista.
- Lembre-se de calibrar o estepe, pois ele pode ser necessário e, se estiver murcho, forçará você a gastar gasolina procurando um posto.
- Mantenha a pressão verificada a cada 15 dias, pois as temperaturas variam e influenciam a pressão interna dos pneus.
Abaixo um vídeo do canal brunosampaiot no TikTok, ensinando como calibrar o pneu do carro corretamente, informando a pressão ideal e o passo a passo no posto de combustível.
A calibração correta, incluindo o pneu sobressalente, garante que o veículo mantenha a eficiência aerodinâmica e mecânica, diminuindo o esforço do motor para se movimentar.
Qual é o ponto ideal para acelerar e trocar de marcha
A forma como você pisa no acelerador tem um impacto direto e imediato no consumo. O segredo da economia é manter o motor em uma faixa de torque eficiente, o que significa evitar acelerações bruscas e desnecessárias.
Em carros manuais, troque a marcha assim que atingir a rotação de pico de torque (geralmente entre 2.000 e 3.000 RPM). Em veículos automáticos, acelere progressivamente e solte um pouco o pedal quando a velocidade desejada for alcançada, permitindo que o câmbio suba de marcha rapidamente.

Por que a antecipação no trânsito gera economia
Manter a condução mais fluida possível, sem constantes variações de velocidade, é a chave para o baixo consumo. O motor gasta muito mais combustível para sair da inércia do que para manter o movimento em velocidade constante.
- Ao avistar um farol vermelho à frente, retire o pé do acelerador e deixe o carro “rolar” em vez de manter a aceleração até o último momento.
- Mantenha uma distância segura do veículo da frente para reduzir a necessidade de frear e acelerar continuamente.
- Use o freio motor, diminuindo as marchas progressivamente em declives, aproveitando o corte de injeção de combustível do carro.
Dirigir de forma defensiva e planejada minimiza o uso dos freios, o que por sua vez significa menos energia desperdiçada em calor e menos necessidade de re-acelerar o veículo.
Quais são os erros mais comuns no posto de gasolina
Além da direção e da manutenção, pequenos hábitos no posto podem sabotar a sua economia. Encher o tanque até o limite máximo, forçando o bico da bomba a disparar várias vezes, pode levar ao desperdício do combustível nos sistemas de vapor.
Outro ponto é não dar atenção ao tipo de combustível. Se seu veículo é flex, use o etanol apenas se a diferença de preço for superior a 30% em relação à gasolina, garantindo que a escolha realmente traga uma vantagem financeira para o seu bolso.
Pequenas mudanças na manutenção e na técnica de direção podem fazer uma grande diferença no seu orçamento mensal. Para mais dicas sobre como cuidar do seu veículo, continue acompanhando nossos conteúdos.