SpaceX lança missão secreta para as Forças Armadas dos EUA – assista ao vivo!

Acompanhe ap vivo a SpaceX lançando ao espaço uma carga sigilosa pertencente ao Deprtamento de Defesa dos EUA
Flavia Correia09/12/2025 12h42
NROL_77_foguete-1920x1080
Foguete Falcon 9 posicionado na plataforma de lançamento com a carga da missão NROL 77 no topo. Crédito: SpaceX
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Um lançamento misterioso está programado pela SpaceX para esta terça-feira (9). Essa missão enviará à órbita da Terra uma carga útil secreta para as Forças Armadas dos EUA – e você poderá acompanhar o lançamento ao vivo.

Em uma operação contratada pelo Escritório Nacional de Reconhecimento dos EUA (NRO), um foguete Falcon 9 vai decolar da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, às 16h16 (horário de Brasília). O lançamento terá transmissão em tempo real pelo site e pelo perfil oficial da SpaceX no X, que começa cerca de 10 minutos antes da decolagem.

Em resumo:

  • A SpaceX vai lançar uma missão secreta para as Forças Armadas dos EUA esta tarde;
  • Um foguete Falcon 9 decola às 16h16 levando carga sigilosa do NRO;
  • Emblema destaca esquilo voador simbolizando dedicação constante do país em operações estratégicas;
  • Transmissão ao vivo começa 10 minutos antes da decolagem e se encerra logo após o pouso do propulsor.

Não é a primeira missão secreta da SpaceX para o governo dos EUA

O NRO é ligado ao Departamento de Defesa e administra a rede de satélites de vigilância do governo dos EUA. Essas missões costumam ser classificadas (informações são mantidas em sigilo), e a NROL-77 segue o mesmo padrão. O comunicado do órgão diz apenas que a carga foi “projetada, construída e operada” por sua equipe, sem detalhar função ou destino.

O emblema da missão inclui um esquilo voador e a frase “Mais um que se foi – hoje, amanhã e sempre”. Segundo o NRO, o animal simboliza esforço contínuo e dedicação. A ideia é representar a busca por informações estratégicas no espaço e reforçar que cada lançamento contribui para a segurança nacional do país e de seus aliados.

Emblema da missão secreta NROL 77 estampado na nave de carga posicionada no topo do foguete Falcon 9. Crédito: SpaceX

Segundo a SpaceX, esta será a terceira missão do ano da empresa realizada para o NRO e para o Comando de Sistemas Espaciais dos EUA. Também será o sétimo lançamento em 2025 com o código “NROL-”, parte de uma série de voos secretos operados pelo governo. Os outros ocorreram entre janeiro e setembro.

Se tudo correr como planejado, o primeiro estágio do Falcon 9 deverá pousar novamente em Cabo Canaveral, cerca de oito minutos e meio após a decolagem. Esta será a quarta missão do booster 1096.

Ainda não há informações sobre quando ou onde a carga secreta será liberada no espaço. A SpaceX não revelou esses detalhes e, seguindo o padrão dessas missões, deve encerrar a transmissão logo após o pouso do primeiro estágio.

Na imagem acima, o propulsor reutilizável 1096, o mesmo que será usado na missão NROL-77, decolando com satélites Starlink a bordo, em 10 de novembro e 2025. Crédito: SpaceX

Leia mais:

Russo é cortado de missão espacial após atitudes suspeitas

Um cosmonauta originalmente escalado para integrar a 12ª missão tripulada da SpaceX à Estação Espacial Internacional (ISS) sob contrato com a NASA – a Crew-12 – foi retirado da equipe e substituído por outro astronauta da Roscosmos, a agência espacial russa.

A Roscosmos informou que Oleg Artemyev foi substituído por Andrei Fedyayev. Segundo a agência, Artemyev teria sido transferido para outra função, mas, de acordo com o site investigativo russo The Insider, a situação é mais complexa. Saiba mais aqui.

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.