Siga o Olhar Digital no Google Discover
Um lançamento misterioso está programado pela SpaceX para esta terça-feira (9). Essa missão enviará à órbita da Terra uma carga útil secreta para as Forças Armadas dos EUA – e você poderá acompanhar o lançamento ao vivo.
Em uma operação contratada pelo Escritório Nacional de Reconhecimento dos EUA (NRO), um foguete Falcon 9 vai decolar da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, às 16h16 (horário de Brasília). O lançamento terá transmissão em tempo real pelo site e pelo perfil oficial da SpaceX no X, que começa cerca de 10 minutos antes da decolagem.
LAUNCH UPDATE: NROL-77 is scheduled to launch on a @SpaceX Falcon 9 rocket from Cape Canaveral Space Force Station NET December 9.
— NRO (@NRO_gov) December 5, 2025
This mission is NRO’s 10th and final launch of 2025 and 4th this year in partnership with @USSF_SSC. 🤝 pic.twitter.com/z3Cmd4bfJx
Em resumo:
- A SpaceX vai lançar uma missão secreta para as Forças Armadas dos EUA esta tarde;
- Um foguete Falcon 9 decola às 16h16 levando carga sigilosa do NRO;
- Emblema destaca esquilo voador simbolizando dedicação constante do país em operações estratégicas;
- Transmissão ao vivo começa 10 minutos antes da decolagem e se encerra logo após o pouso do propulsor.
Não é a primeira missão secreta da SpaceX para o governo dos EUA
O NRO é ligado ao Departamento de Defesa e administra a rede de satélites de vigilância do governo dos EUA. Essas missões costumam ser classificadas (informações são mantidas em sigilo), e a NROL-77 segue o mesmo padrão. O comunicado do órgão diz apenas que a carga foi “projetada, construída e operada” por sua equipe, sem detalhar função ou destino.
O emblema da missão inclui um esquilo voador e a frase “Mais um que se foi – hoje, amanhã e sempre”. Segundo o NRO, o animal simboliza esforço contínuo e dedicação. A ideia é representar a busca por informações estratégicas no espaço e reforçar que cada lançamento contribui para a segurança nacional do país e de seus aliados.

Segundo a SpaceX, esta será a terceira missão do ano da empresa realizada para o NRO e para o Comando de Sistemas Espaciais dos EUA. Também será o sétimo lançamento em 2025 com o código “NROL-”, parte de uma série de voos secretos operados pelo governo. Os outros ocorreram entre janeiro e setembro.
Se tudo correr como planejado, o primeiro estágio do Falcon 9 deverá pousar novamente em Cabo Canaveral, cerca de oito minutos e meio após a decolagem. Esta será a quarta missão do booster 1096.
Ainda não há informações sobre quando ou onde a carga secreta será liberada no espaço. A SpaceX não revelou esses detalhes e, seguindo o padrão dessas missões, deve encerrar a transmissão logo após o pouso do primeiro estágio.

Leia mais:
- SpaceX celebra 500º lançamento com foguete reutilizado
- SpaceX avalia ajustes na Artemis 3 para acelerar retorno à Lua
- Satélites da SpaceX estão emitindo um sinal incomum (e talvez proibido)
Russo é cortado de missão espacial após atitudes suspeitas
Um cosmonauta originalmente escalado para integrar a 12ª missão tripulada da SpaceX à Estação Espacial Internacional (ISS) sob contrato com a NASA – a Crew-12 – foi retirado da equipe e substituído por outro astronauta da Roscosmos, a agência espacial russa.
A Roscosmos informou que Oleg Artemyev foi substituído por Andrei Fedyayev. Segundo a agência, Artemyev teria sido transferido para outra função, mas, de acordo com o site investigativo russo The Insider, a situação é mais complexa. Saiba mais aqui.