OpenAI diz que ChatGPT reduz jornada de trabalho: profissional economiza até 1 hora por dia

Estudo revela que a utilização da ferramenta de inteligência artificial pode encurtar tarefas cotidianas, e impulsionar produtividade
Por Matheus Chaves, editado por Layse Ventura 09/12/2025 06h30
ChatGPT
Uma das áreas em que os profissionais disseram conseguir economizar mais tempo foi a de marketing (Imagem: Dall-E/ChatGPT)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

De acordo com um relatório recente da OpenAI, intitulado “O estado da IA empresarial”, profissionais que utilizam a ferramenta ChatGPT relatam uma economia média de cerca de 40 a 60 minutos por dia em tarefas rotineiras.

O levantamento abrangeu cerca de 9.000 empregados distribuídos em 100 empresas. A redução de tempo foi mais evidente entre profissionais de áreas como ciência de dados, comunicação e engenharia de software, que afirmaram ter o benefício de economizar entre 60 e 80 minutos diariamente. 

Leia mais:

Crescimento no uso do ChatGPT

Montagem do ChatGPT Enterprise
Ferramenta possibilita que que as empresas façam a personalização e treinem a IA para que a tecnologia atenda a demandas específicas de trabalho (Imagem: Divulgação/OpenAI)

O estudo teve como foco a utilização do ChatGPT Enterprise, uma versão da ferramenta de IA desenvolvida para o mundo corporativo. Conforme informações da OpenAI, mais de 1 milhão de clientes empresariais já utilizam as ferramentas da companhia. 

Além disso, as assinaturas tiveram um boom, multiplicando-se em mais de nove vezes sobre o ano anterior. Esse é um indicativo de que as tecnologias baseadas em GPT estão se consolidando no mercado corporativo como ferramentas de produtividade.

A economia de tempo varia conforme a tarefa

Pessoa usando ChatGPT num celular Android
O chatbot vem sendo usado como um facilitador de tarefas por vários profissionais no mercado (Imagem: Yarrrrrbright/Shutterstock)

Conforme o relatório, a inteligência artificial também consegue ajudar mais ou menos dependendo da área de atuação do profissional. 

Por exemplo, no setor de marketing, 85% das pessoas disseram que conseguem elaborar campanhas de uma forma mais rápida. Já na área de engenharia, 73% dos especialistas disseram que a tecnologia permitia uma entrega de código mais ágil.

Matheus Chaves
Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.