Windows ganha nova plataforma de atualização automática de apps

Plataforma unificada prepara terreno para apps atualizarem sozinhos no Windows 11, mas adoção ainda será gradual
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Layse Ventura 09/12/2025 17h24
windows 11
Imagem: aileenchik/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

A Microsoft começou a liberar uma das mudanças mais importantes no sistema de atualização de aplicativos do Windows: a Plataforma Unificada de Orquestração de Atualizações (UOP). As informações são do site PC Gamer.

A novidade cria a base para que aplicativos atualizem a si mesmos de forma automática e mais inteligente, embora ainda leve algum tempo até que os usuários percebam o impacto na prática.

aplicativos para melhorar o uso do windows 11
UOP promete integrar updates de apps e do sistema, reduzindo interrupções e centralizando o histórico. (Reprodução: Shutterstock/Melnikov Dmitriy)

Um novo modelo para baixar e instalar atualizações

  • A UOP foi projetada para baixar e aplicar atualizações de acordo com a atividade do usuário e o estado do sistema, evitando interrupções e uso desnecessário de recursos.
  • Ao contrário do Windows Update — que concentra atualizações do sistema e serviços próprios — ou da Microsoft Store, a nova plataforma permite que os aplicativos usem seu próprio serviço de atualização em segundo plano, contando com o suporte do sistema operacional para fazer tudo de forma mais eficiente.
  • Para isso, os desenvolvedores precisam registrar seus apps por meio de uma API específica. Uma vez inscritos, eles passam a receber atualizações automaticamente, sem exigir intervenção do usuário.
  • Em maio, a gerente de produto Angie Chen descreveu a UOP como “o futuro unificado das atualizações de aplicativos”, já que o Windows também exibirá um histórico centralizado tanto de updates do sistema quanto de apps.
  • Por enquanto, nenhum aplicativo usa o novo recurso, que começa a ser liberado gradualmente nos canais Dev e Beta.

Leia mais:

Microsoft amplia IA no Windows com Copilot e agentes autônomos na barra de tarefas
Nova arquitetura permitirá que aplicativos se atualizem em segundo plano sem depender da Microsoft Store (Imagem: Alex Photo Stock / Shutterstock)

Recursos de IA e melhorias na experiência do usuário

A atualização também adiciona novos recursos de inteligência artificial. O Windows passa a oferecer suporte nativo ao Model Context Protocol (MCP), permitindo integrar agentes de IA a aplicativos e fluxos de trabalho.

Em PCs com Copilot+, será possível fazer buscas em linguagem natural para localizar arquivos específicos.

Outra novidade é a função “Abrir com” aprimorada, que passa a sugerir aplicativos adequados mesmo que não estejam instalados. Antes, a busca se limitava à Microsoft Store, o que tornava o processo lento e impreciso.

A mudança promete agilizar o uso — caso funcione como esperado, algo que, no Windows, nunca é totalmente garantido.

microsoft copilot
Atualizações também trazem novidades de IA para PCs com o Copilot (Imagem: gguy / Shutterstock.com)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.