Aeromóvel de Guarulhos avança em testes, mas segue sem previsão de abertura

Aeromovel que ligará CPTM ao Aeroporto de SP aguarda liberações da Anac e segue sem previsão de abertura ao público.
Maurício Thomaz10/12/2025 15h34
Monotrilho do Aeroporto de SP acumula atrasos e depende de aprovação da Anac
Monotrilho do Aeroporto de SP acumula atrasos e depende de aprovação da Anac (Imagem: Divulgação)
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O aeromóvel que ligará a Estação Aeroporto-Guarulhos da CPTM aos terminais do Aeroporto Internacional de São Paulo permanece em fase de testes e ainda não tem data para começar a operar para o público geral. O sistema, que utiliza tecnologia de propulsão pneumática, teve sua operação iniciada no dia 4 de dezembro, mas por enquanto está restrito a funcionários e convidados. As informações são do G1.

O projeto, previsto originalmente para ser entregue em fevereiro de 2024, acumula quase dois anos de atraso e enfrenta pendências técnicas apontadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A vistoria mais recente identificou que sistemas essenciais de automação, controle e operação continuam incompletos.

Como funciona o aeromóvel

O monotrilho foi projetado especialmente para passageiros do aeroporto e conta com menos assentos do que um trem convencional, priorizando espaço interno para o transporte de malas. Vídeos divulgados pelo Consórcio AeroGru mostram funcionários circulando nos veículos durante os testes operacionais.

O monotrilho foi projetado especialmente para passageiros do aeroporto e conta com menos assentos do que um trem convencional
O monotrilho foi projetado especialmente para passageiros do aeroporto e conta com menos assentos do que um trem convencional (Imagem: Divulgação / Governo Federal)

A tecnologia empregada funciona por meio de ar pressurizado, que movimenta uma placa de propulsão fixada ao veículo. O sistema opera em via elevada e utiliza ventiladores de alta eficiência para empurrar ou puxar o monotrilho pelos trilhos.

O mecanismo conta com circuitos independentes de propulsão para cada composição, garantindo controle individualizado dos veículos.

Atrasos e pendências estruturais

Mesmo após mais de 15 mil testes de desempenho e segurança, o aeromóvel ainda depende da conclusão das últimas etapas de certificação. A concessionária afirma que a operação será ampliada de forma gradual, seguindo padrões internacionais de implantação de transportes automatizados.

Enquanto isso, passageiros que desembarcam na estação da CPTM seguem dependentes dos ônibus operados desde 2018 — originalmente previstos apenas para uso provisório.

Segundo a Anac, a demora na entrega e as falhas técnicas pendentes podem resultar em sanções. O órgão também deve cobrar um novo cronograma oficial da obra.

Mapa do trajeto do aeromóvel
Mapa do trajeto do aeromóvel (Imagem: Reprodução)

O projeto, antes chamado de People Mover, chegou a ser suspenso em 2021 após questionamentos do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a falta de estudos que comprovassem sua viabilidade. As obras só foram retomadas após o governo estadual responder às exigências do tribunal.

Entre os principais pontos já confirmados sobre o aeromóvel:

  • Extensão total de 2.700 metros entre a estação da CPTM e os terminais;
  • Três veículos com capacidade para 200 passageiros cada;
  • Primeira composição entregue em março de 2024 em Cumbica;
  • Operação simulada desde outubro, com jornada parcial de oito horas por dia.

O sistema é construído e operado pela GRU Airport, enquanto o fornecimento dos veículos é responsabilidade do consórcio AeroGRU.

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Maurício Thomaz
Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista com mais de 13 anos de experiência, tenho faro pela audiência e verdadeira paixão em buscar alternativas mais assertivas para a entrega do conteúdo ao usuário.