Instagram gera títulos automáticos para SEO sem avisar usuários

Instagram cria títulos automáticos para SEO sem informar usuários; textos são visualizados apenas no Google
Por Maurício Thomaz, editado por Rodrigo Mozelli 10/12/2025 01h20
Usuários descobrem títulos ocultos criados pelo Instagram para melhorar SEO
Usuários descobrem títulos ocultos criados pelo Instagram para melhorar SEO (Imagem: miss.cabul/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

O Instagram está criando títulos e descrições automáticas em posts de usuários com o objetivo de melhorar o SEO e o ranqueamento no Google — mas sem informar quem publica o conteúdo.

A prática foi revelada pelo 404 Media após identificar textos sensacionalistas, aparentemente gerados por inteligência artificial (IA), embutidos no código das páginas e exibidos apenas em resultados de busca. Editores do Engadget também confirmaram o comportamento em suas próprias contas.

Os textos gerados não aparecem no aplicativo, mas surgem em ferramentas, como o Google Rich Result Test, que revela títulos inseridos nas tags <title> e descrições adicionadas na seção “text”. A iniciativa parece transformar usuários em participantes involuntários de uma estratégia de otimização de busca.

Pessoa usando Busca do Google em celular
Textos gerados não aparecem no aplicativo (Imagem: Thaspol Sangsee/Shutterstock)

Leia mais:

Exemplos de títulos automáticos gerados pelo Instagram

Em um caso relatado pelo Engadget, um post sobre o jogo de tabuleiro Bloomhunter recebeu uma descrição incorreta criada pelo próprio Instagram. O texto dizia que “Floramino é um jogo aconchegante de quebra-cabeça”, confundindo completamente o tema do conteúdo.

Outros exemplos identificados por usuários e pelo 404 Media incluem:

  • Um vídeo sobre um coelho comendo banana, renomeado como “Meet the Bunny Who Loves Eating Bananas, A Nutritious Snack For Your Pet”;
  • Um post de uma biblioteca sobre Jeff VanderMeer, que ganhou um título fictício de “thrilling beachside adventure”;
  • Publicações de cosplayers rotuladas com descrições genéricas e pouco precisas.

instagram
Post sobre jogo de tabuleiro recebeu uma descrição incorreta criada pelo próprio Instagram (Imagem: Mamun_Sheikh/Shutterstock)

Cosplayers, como Brian Dang, criticaram a abordagem, afirmando que os textos automáticos não representam seu trabalho e parecem ter sido criados “em escala por um LLM [Grande Modelo de Linguagem]”.

Maurício Thomaz
Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista com mais de 13 anos de experiência, tenho faro pela audiência e verdadeira paixão em buscar alternativas mais assertivas para a entrega do conteúdo ao usuário.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.