Siga o Olhar Digital no Google Discover
Autores de e-books publicados pelo Kindle Direct Publishing que definirem seus títulos como livres de DRM (Gerenciamento de Direitos Digitais, na sigla traduzida) poderão oferecer suas obras em formatos EPUB e PDF na plataforma de autopublicação. A novidade anunciada pela Amazon começa a valer em 20 de janeiro de 2026.
Caso o autor não tome nenhuma providência, o status de DRM dos títulos publicados anteriormente permanecerá inalterado, mas os downloads em EPUB e PDF não serão habilitados para os títulos existentes sem DRM, explica a empresa. As mudanças não afetarão e-books publicados anteriormente.

Reações
Nos fóruns da comunidade Kindle Direct Publishing, autores se mostraram divididos sobre o novo recurso. “Antes, eu não habilitava o DRM nos meus e-books. Meu objetivo era permitir que as pessoas os baixassem para outros dispositivos dentro de suas próprias casas. No entanto, acho que vou habilitá-lo em todos os e-books futuros. Não tenho certeza se quero que as pessoas possam baixá-los como PDFs”, escreveu Leslie Anne, membro do fórum.
“isso é um grande pesadelo prestes a acontecer. Principalmente quando as pessoas disponibilizam o PDF para download e depois não entendem por que todo mundo está tentando publicar o livro como se fosse delas”, disse outra usuária.
No entanto, há quem veja como algo positivo. “Isso não aumenta muito o risco de pirataria; apenas facilitará a vida dos compradores que desejam ler o livro adquirido em um aplicativo ou dispositivo que não seja o Kindle. Mesmo agora, para um ebook publicado sem DRM, qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento técnico pode baixar o arquivo Kindle e inseri-lo em um aplicativo (e existem dezenas deles, muitos gratuitos) que o converterá em um arquivo EPUB ou PDF”, escreveu um membro.

Leia Mais:
- Amazon testa IA que traduz e-books no Kindle para vários idiomas
- 5 funções escondidas no Kindle que você deveria testar
- Novo celular com tela ePaper promete rolagem e leitura confortável
Passo-a-passo para verificar ou alterar o status DRM de um e-book
- Faça login no portal de autores do KDP e acesse a página “Conteúdo de eBook Kindle”.
- Na seção “Manuscrito”, revise a opção “Gestão de Direitos Digitais (DRM)” para verificar o status atual do DRM do seu livro;
- Se você deseja disponibilizar seu livro sem DRM e permitir que os leitores o baixem em formato EPUB ou PDF selecione “Não, não aplicar Gestão de Direitos Digitais”;
- Em seguida, marque a caixa que confirma: “Entendo que, ao não aplicar o DRM, os clientes que comprarem e já tiverem comprado este livro poderão baixá-lo como um arquivo PDF ou EPUB. Minha seleção de DRM se aplica a todas as compras anteriores e futuras deste livro.”

Passo-a-passo para impedir impedir que os leitores baixem títulos como EPUB ou PDF
- Selecione “Sim, aplicar Gestão de Direitos Digitais”;
- Selecione “Salvar e Continuar”. Isso o levará à página de preços;
- Selecione “Publicar seu eBook Kindle” na parte inferior da página de preços;
- As alterações podem levar até 72 horas para serem exibidas na Amazon.
Assista a filmes e séries
Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!