Siga o Olhar Digital no Google Discover
O Google Notícias terá resumos de artigos gerados por inteligência artificial em um programa piloto com jornais selecionados pelo Google. Entre os veículos de comunicação que participam da iniciativa estão Folha de S. Paulo, Der Spiegel, El País, Infobae, Kompas, The Guardian, The Times of India, The Washington Examiner e The Washington Post, entre outros.
Segundo a big tech, o objetivo é explorar como a IA pode ajudar a gerar um público mais participativo. “À medida que a forma como as pessoas consomem informações evolui, continuaremos a aprimorar nossos produtos para pessoas em todo o mundo e a incorporar o feedback de todas as partes interessadas do ecossistema.”
Em agosto, a empresa divulgou uma nota se defendendo das acusações de queda de tráfego em sites após a implantação de ferramentas de IA, como o Overview. À época, a big tech argumentou que o volume total de cliques orgânicos da busca “permaneceu relativamente estável ano após ano”, como informou o Olhar Digital.

Mais engajamento?
O Google diz que os resumos de artigos com tecnologia de IA nas páginas do Google Notícias das publicações participantes vão fornecer às pessoas mais contexto antes que elas cliquem. “Estamos experimentando resumos em áudio para quem prefere ouvir. Esses recursos incluirão atribuição clara e link para os artigos”, explica a empresa.
Em julho, o Google também testou resumos com IA no feed de notícias do Discover. Nesse caso, os usuários veem os logotipos dos veículos no canto superior esquerdo, indicando as fontes usadas para a geração do texto. Portanto, não há exibição de uma única manchete, como geralmente ocorre nas Buscas.
No mesmo comunicado, o Google afirmou que está firmando parcerias com organizações como Estadão, Antara, Yonhap e Associated Press para incluir informações em tempo real e, assim, aprimorar os resultados no aplicativo Gemini.

Leia Mais:
- Google investe em energia geotérmica para abastecer data centers
- Google Fotos ganha editor de vídeo mais robusto
- Apple e Google querem acabar com a dor de cabeça de trocar de celular
Novidades
Ao anunciar o programa piloto, o Google revelou novos recursos que “ajudam as pessoas a se conectarem com as fontes que [elas] valorizam”.
- Fontes Preferenciais: o recurso permite que o usuário personalize as Notícias Principais para ver mais conteúdo de veículos e sites favoritos, além de ajudar os sites a fortalecerem seu público, segundo o Google. A novidade já está disponível para usuários de língua inglesa em todo o mundo e será implementada em todos os idiomas compatíveis no início do próximo ano.
“Essa novidade é fruto do excelente feedback inicial que recebemos de usuários e sites. As pessoas selecionaram uma ampla variedade de fontes preferenciais — quase 90.000 fontes exclusivas, de blogs locais a veículos de notícias globais. Quando alguém escolhe uma fonte preferencial, clica nesse site duas vezes mais, em média.”

- Acesso fácil às assinaturas: o novo recurso destaca links das assinaturas de notícias dos usuários, facilitando a identificação de conteúdo de fontes confiáveis. O Google também dará prioridade aos links das publicações às quais o usuário está inscrito, exibindo-os em um carrossel dedicado. Essa funcionalidade estará disponível primeiro no aplicativo Gemini nas próximas semanas, seguida pelos recursos Visão Geral com IA e Modo IA.