Mickey feito por IA: OpenAI e Disney fecham acordo para usar personagens no Sora

OpenAI poderá usar mais de 200 personagens da Disney, Marvel, Star Wars e Pixar no aplicativo de vídeos de IA Sora
Vitoria Lopes Gomez11/12/2025 13h16, atualizada em 11/12/2025 13h32
mickey-mouse-1920x1080
(Imagem: Walt Disney/Domínio Público)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

A OpenAI anunciou nesta quinta-feira (11) que fechou um acordo com a Walt Disney Company para licenciamento de conteúdo no Sora. Na prática, a desenvolvedora de IA poderá usar mais de 200 personagens da Disney, Marvel, Pixar e Star Wars no aplicativo de geração de vídeos artificiais Sora.

O contrato tem validade de três anos. A Disney também se comprometeu a investir US$ 1 bilhão em ações da OpenAI.

Parceria tem validade de três anos (Imagem: OpenAI)

OpenAI fecha acordo com Walt Disney

A OpenAI anunciou o acordo com a Walt Dsney em comunicado, o descrevendo como “a primeira grande parceira de licenciamento de conteúdo da Sora”. Segundo a empresa, a união vai “desbloquear novas possibilidades na narrativa imaginativa”.

O Sora é a rede social de geração de vídeos feitos por IA da OpenAI. Na prática, a desenvolvedora poderá usar livremente a imagem de mais de 200 personagens da Disney, Marvel, Pixar e Star Wars (empresas do grupo Walt Disney) – incluindo figurinos, adereços, veículos e cenários associados a eles – sem se preocupar com restrições na propriedade intelectual.

O acordo vale por três anos e não inclui o uso de imagem ou da voz de artistas. A conclusão da transação ainda depende da negociação de acordos definitivos e da aprovação das autoridades.

CEO da Disney, Bob Iger, durante entrevista, com logomarca da The Walt Disney Company ao fundo
Bob Iger, CEO da Walt Disney Company, defendeu parceria (Imagem: Divulgação/Disney)

CEOs da OpenAI e Disney defenderam união

Os CEOs das duas empresas destacaram a importância do acordo.

Robert A. Iger, CEO da The Walt Disney Company, afirmou que “o rápido avanço da IA marca um momento importante para o nosso setor [entretenimento]” e que a parceria amplia o alcance dos personagens da Disney através da tecnologia.

Já Sam Altman, CEO da OpenAI, afirmou que a parceria permite expandir a forma como as pessoas criam conteúdo dentro do Sora.

Este acordo demonstra como empresas de IA e líderes criativos podem trabalhar juntos de forma responsável para promover a inovação que beneficia a sociedade, respeitar a importância da criatividade e ajudar as obras a alcançarem novos públicos vastos.

Sam Altman, CEO da OpenAI, em comunicado

Além da união voltada para o conteúdo, a Disney se torna cliente da OpenAI, usando as APIs da desenvolvedora para criar novos produtos, inclusive para o streaming Disney+. Os funcionários da empresa de entretenimento também terão acesso ao ChatGPT.

Ainda, a Disney fará um investimento de US$ 1 bilhão em ações da OpenAI.

marvel disney plus
Personagens da Marvel também poderão aparecer no Sora – mas uso de imagem e voz de atores não está autorizada (Imagem: Miguel Lagoa/Shutterstock)

Que personagens da Disney poderão ser usados pelo Sora?

Alguns deles são:

  • Disney: Mickey Mouse, Minnie Mouse, Lilo, Stitch, Ariel, Bela, a Fera, Cinderela, Simba, Mufasa, Baymax, personagens de Encanto, Moana, Frozen e Zootopia.
  • Pixar: personagens de Divertida Mente, Monstros S.A., Toy Story e Up – Altas Aventuras.
  • Personagens da Marvel e da Lucasfilm (responsável pelo universo Star Wars), como Pantera Negra, Capitão América, Deadpool, Groot, Homem de Ferro, Loki, Thor, Thanos, Darth Vader, Han Solo, Luke Skywalker, Leia, Mandaloriano, Stormtroopers, Yoda e mais.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.