Revista Time elege “arquitetos da IA” como Pessoas do Ano de 2025

Pessoa do Ano de 2025 da Time foi dedicada às personalidades por trás dos avanços da inteligência artificial
Vitoria Lopes Gomez11/12/2025 11h26, atualizada em 11/12/2025 21h14
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

A revista Time divulgou nesta quinta-feira (11) o escolhido como “pessoa do ano” de 2025: os “arquitetos de IA”. A capa de edição reúne personalidades relevantes do mundo da tecnologia, como Mark Zuckerberg (Meta), Elon Musk (X, Tesla, xAI) e Sam Altman (OpenAI).

A revista destacou que 2025 foi marcado pelo potencial da inteligência artificial, citando avanços e preocupações no setor.

Pessoa do ano da revista Time são “arquitetos de IA”

Anualmente, em dezembro, a revista Time elege a “Pessoa do Ano” (Person of The Year), uma personalidade relevante durante o período. Neste ano, a publicação elegeu os “arquitetos de IA” como figuras de destaque.

A capa traz a imagem de CEOs e executivos sentados lado a lado, como Mark Zuckerberg (CEO da Meta), Lisa Su (CEO da AMD), Elon Musk (CEO da xAI e Tesla), Jensen Huang (CEO da Nvidia), Sam Altman (CEO da OpenAI), Satya Nadella (CEO da Microsoft) e Dario Amodei (CEO da Anthropic).

A ilustração mostra os executivos sentados lado a lado, conversando, em uma estrutura de aço acima da cidade. A imagem faz referência à famosa foto de 1932 que mostra 11 operários na mesma posição durante a construção dos arranha-céus Rockefeller Plaza, em Nova York.

A Time escreveu que “2025 foi o ano em que todo o potencial da inteligência artificial se revelou, e quando ficou claro que não haveria volta”. Por “inaugurar a era das máquinas pensantes, por impressionar e preocupar a humanidade, por transformar o presente e transcender o possível”, os “Arquitetos da IA” foram eleitos as Pessoas do Ano de 2025.

Chip Nvidia
Reportagem destacou avanços e preocupações com IA (Imagem: BLKstudio/Shutterstock)

Revista destacou preocupações com a IA

Apesar da importância da IA em 2025, a reportagem da Time também destacou preocupações relacionadas à tecnologia. Em um trecho, o texto cita que a IA mudou ao longo do ano de maneiras “às vezes assustadoras”.

Um dos casos citados é o de Adam Raine, adolescente de 16 anos que se suicidou em abril após meses conversando com o ChatGPT. A família do jovem está processando a OpenAI. O Olhar Digital deu detalhes sobre o caso aqui.

A publicação também abordou o boom da IA. Uma entrevista com Jensen Huang, CEO da Nvidia, suscitou o debate sobre como uma empresa pouco conhecida se especializou em processadores gráficos e, hoje, é a mais importante do setor – graças à tecnologia.

Revista Time também elegeu personalidades de destaque em mais quatro categorias (Imagem: Time/Reprodução)

Escolhas polêmicas

  • A revista Time divulgou sua “Pessoa do Ano” desde 1927 – e, desde então, já fez algumas escolhas polêmicas;
  • Entre elas, Adolf Hitler (1938) e Josef Stalin (1939 e 1942) já estiveram na capa da publicação;
  • No ano passado, Donald Trump foi eleito a Pessoa do Ano da Time.

A revista também elegeu Leonardo DiCaprio como Entertainer of The Year (personalidade de destaque no entretenimento); A’ja Wilson como Athlete of The Year (Atleta do Ano); Neal Mohan, CEO do YouTube, como CEO of The Year (CEO do Ano); e o filme Guerreiras do K-Pop como Breakthrough of The Year (Destaque do Ano).

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.