Siga o Olhar Digital no Google Discover
A revista Time divulgou nesta quinta-feira (11) o escolhido como “pessoa do ano” de 2025: os “arquitetos de IA”. A capa de edição reúne personalidades relevantes do mundo da tecnologia, como Mark Zuckerberg (Meta), Elon Musk (X, Tesla, xAI) e Sam Altman (OpenAI).
A revista destacou que 2025 foi marcado pelo potencial da inteligência artificial, citando avanços e preocupações no setor.
2025 was the year when artificial intelligence’s full potential roared into view, and when it became clear that there will be no turning back.
— TIME (@TIME) December 11, 2025
For delivering the age of thinking machines, for wowing and worrying humanity, for transforming the present and transcending the… pic.twitter.com/mEIKRiZfLo
Pessoa do ano da revista Time são “arquitetos de IA”
Anualmente, em dezembro, a revista Time elege a “Pessoa do Ano” (Person of The Year), uma personalidade relevante durante o período. Neste ano, a publicação elegeu os “arquitetos de IA” como figuras de destaque.
A capa traz a imagem de CEOs e executivos sentados lado a lado, como Mark Zuckerberg (CEO da Meta), Lisa Su (CEO da AMD), Elon Musk (CEO da xAI e Tesla), Jensen Huang (CEO da Nvidia), Sam Altman (CEO da OpenAI), Satya Nadella (CEO da Microsoft) e Dario Amodei (CEO da Anthropic).
A ilustração mostra os executivos sentados lado a lado, conversando, em uma estrutura de aço acima da cidade. A imagem faz referência à famosa foto de 1932 que mostra 11 operários na mesma posição durante a construção dos arranha-céus Rockefeller Plaza, em Nova York.
A Time escreveu que “2025 foi o ano em que todo o potencial da inteligência artificial se revelou, e quando ficou claro que não haveria volta”. Por “inaugurar a era das máquinas pensantes, por impressionar e preocupar a humanidade, por transformar o presente e transcender o possível”, os “Arquitetos da IA” foram eleitos as Pessoas do Ano de 2025.

Revista destacou preocupações com a IA
Apesar da importância da IA em 2025, a reportagem da Time também destacou preocupações relacionadas à tecnologia. Em um trecho, o texto cita que a IA mudou ao longo do ano de maneiras “às vezes assustadoras”.
Um dos casos citados é o de Adam Raine, adolescente de 16 anos que se suicidou em abril após meses conversando com o ChatGPT. A família do jovem está processando a OpenAI. O Olhar Digital deu detalhes sobre o caso aqui.
A publicação também abordou o boom da IA. Uma entrevista com Jensen Huang, CEO da Nvidia, suscitou o debate sobre como uma empresa pouco conhecida se especializou em processadores gráficos e, hoje, é a mais importante do setor – graças à tecnologia.

Escolhas polêmicas
- A revista Time divulgou sua “Pessoa do Ano” desde 1927 – e, desde então, já fez algumas escolhas polêmicas;
- Entre elas, Adolf Hitler (1938) e Josef Stalin (1939 e 1942) já estiveram na capa da publicação;
- No ano passado, Donald Trump foi eleito a Pessoa do Ano da Time.
A revista também elegeu Leonardo DiCaprio como Entertainer of The Year (personalidade de destaque no entretenimento); A’ja Wilson como Athlete of The Year (Atleta do Ano); Neal Mohan, CEO do YouTube, como CEO of The Year (CEO do Ano); e o filme Guerreiras do K-Pop como Breakthrough of The Year (Destaque do Ano).