Carros elétricos podem abastecer casas e reduzir a conta de luz

Estudo mostra que baterias de carros elétricos ajudam a cortar custos e emissões da rede elétrica usando método inovador
Leandro Costa Criscuolo15/12/2025 16h02
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Imagem: Basilico Studio Stock/Shutterstock
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Utilizar baterias de veículos elétricos para abastecer residências pode gerar uma economia significativa na conta de luz e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

É o que aponta um novo estudo da Universidade de Michigan em parceria com a Ford Motor Company, publicado na revista Nature Energy. A pesquisa indica que carros elétricos podem ir além do transporte e atuar como peças estratégicas no sistema energético doméstico.

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Integração das baterias com a rede elétrica promete economia e menor impacto ambiental – Imagem: asharkyu/Shutterstock

A tecnologia analisada é conhecida como V2H (vehicle-to-home). Ela permite que a eletricidade armazenada na bateria do veículo seja usada para alimentar a casa, funcionando como um sistema de armazenamento móvel.

O carro pode ser carregado quando a energia da rede está mais barata e limpa, como nos períodos de maior geração solar, e devolver essa eletricidade nos horários de maior demanda.

Leia mais:

Economia na conta de luz

  • De acordo com o estudo, o uso do V2H pode reduzir entre 40% e 90% os custos de carregamento ao longo da vida útil do veículo.
  • Na prática, isso representa uma economia estimada entre US$ 2.400 e US$ 5.600 para o proprietário.
  • Em algumas regiões dos Estados Unidos, como partes da Califórnia e do Texas, a economia é tão expressiva que pode compensar totalmente a eletricidade usada para dirigir.
Tecnologia V2H transforma veículos elétricos em sistemas inteligentes de armazenamento (Imagem: Ralf Hahn/Shutterstock)

Menos emissões e novos desafios

Além do ganho financeiro, o impacto ambiental é relevante. Os pesquisadores estimam que o V2H pode reduzir as emissões associadas ao consumo de eletricidade residencial em até 250%, compensando amplamente as emissões geradas pelo carregamento do carro.

A equipe analisou 432 regiões dos EUA, levando em conta clima, tipo de moradia e matriz elétrica local, e concluiu que cerca de 60% da população vive em áreas onde os benefícios ambientais são claros.

Apesar do potencial, os autores ressaltam que a tecnologia ainda está em fase de testes e depende de sistemas inteligentes de controle e da cooperação com concessionárias de energia.

A expectativa é que, no futuro, o processo seja automático, transformando carros elétricos em grandes baterias sobre rodas a serviço das casas e da rede elétrica.

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Veículos elétricos ganham novo papel na transição energética – Imagem: asharkyu/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.