7 jogos ambientados na pré-história

De propostas mais fantasiosas a experiências focadas em elementos históricos, confira 7 jogos ambientados na pré-história
Por Kelvin Leão Nunes da Costa, editado por Layse Ventura 15/12/2025 05h20
Far Cry Primal, Congos Caper e Ancestors
Far Cry Primal, Congos Caper e Ancestors (reprodução/divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

A Idade da Pedra e os homens das cavernas sempre despertaram nossa curiosidade. Filmes, quadrinhos e animações têm explorado de diferentes formas o cotidiano desse período remoto, imaginando caçadas, o uso de ferramentas rudimentares e a convivência com animais pré-históricos. 

Contudo, os videogames também não ficaram de fora! A seguir, listamos sete jogos ambientados na pré-história.

Far Cry Primal (2016)

Far Cry Primal
Far Cry Primal / Crédito: Ubisoft (divulgação)
  • Plataformas: PC, PlayStation 4 e Xbox One.

Este título da conhecida franquia de jogos em primeira pessoa Far Cry se passa na pré-história. Como era de se imaginar, as armas são primitivas, feitas de pedra e madeira, e você também pode convocar companheiros animais.

O objetivo é sobreviver nesse mundo hostil, enfrentando outros humanos e animais.

Ancestors: The Humankind Odyssey (2019)

Ancestors: The Humankind Odyssey
Ancestors: The Humankind Odyssey / Crédito: Private Division (divulgação)
  • Plataformas: PC, PlayStation 4 e Xbox One.

Com uma proposta interessante, “Ancestors: The Humankind Odyssey” é um jogo de sobrevivência em mundo aberto ambientado na África pré-histórica. Nele, o jogador controla espécies de hominídeos ao longo de milhões de anos de evolução.

Para garantir a linhagem, a missão é gerenciar necessidades básicas, evitar perigos e evoluir o clã criando ferramentas.

Roots of Pacha (2023)

  • Plataformas: PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S.

Se além da temática da Idade da Pedra você também curte jogos simuladores de fazenda, “Roots of Pacha” alia as duas coisas.

Na gameplay, o jogador coleta recursos, doa itens para ganhar contribuição e desbloqueia ideias que fazem o clã evoluir.

Leia mais:

Joe & Mac 2: Lost in the Tropics (1994)

  • Plataformas: Super Nintendo.

Esta famosa e nostálgica sequência de “Joe & Mac” é um jogo de plataforma que marcou o Super Nintendo.

O game permite 2 jogadores, que podem escolher Joe ou Mac, dois homens das cavernas que enfrentam neandertais e dinossauros em uma aventura com muita ação.

Congo’s Caper (1992)

  • Plataformas: Super Nintendo e Nintendo Switch.

Com estilo próximo ao de anime, “Congo’s Caper” segue um garoto metade humano, metade macaco. Ele tem rabo e habilidade de pular como um macaco, mas luta usando um porrete.

Com visuais vibrantes, é um jogo de plataforma sidescrolling que também marcou o Super Nintendo.

Prehistorik Man (1995)

  • Plataformas: Super Nintendo, Game Boy Advance e Nintendo DSi.

Este terceiro jogo de plataforma da franquia “Prehistorik” recebeu elogios da crítica por sua jogabilidade. O jogador controla Sam, um morador de uma vila na Idade da Pedra encarregado de conseguir comida.

Além de usar um porrete e outras armas, Sam é bastante ágil, pode correr como um quadrúpede para ganhar impulso e também possui um grito potente.

Cro-Mag Rally (2000)

  • Plataformas: PC e Xbox 360.

Sabia que existe um “Mario Kart” da Idade da Pedra? “Cro-Mag Rally” traz homens das cavernas em carros feitos de ossos, pedra e madeira, usando power-ups para vencer corridas.

O título também possui múltiplos modos de jogo, como corrida, Pega-Pega, Sobrevivência e Busca pelo Fogo, que variam entre corridas, fugir ou ser o pegador, batalhas de eliminação e captura de tochas em equipe.


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Kelvin Leão Nunes da Costa
Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista formado pela Anhembi Morumbi, ama futebol e cinema. Cursou engenharia antes de descobrir sua paixão pelo jornalismo. Atualmente é analista de conteúdo e colaborador no Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.