Waze testa mudança visual importante na navegação

Funcionalidade já existe no "irmão" Google Maps
Rodrigo Mozelli16/12/2025 07h00
Logo do Waze em um smartphone
Plataforma, que pertence ao Google, parece ter liberado a novidade para testes preliminares (Imagem: JarTee/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

O Waze está testando um novo recurso que pode passar a exibir semáforos ao longo das rotas de navegação, funcionalidade que já existe no Google Maps. A novidade ainda parece estar em fase inicial de testes.

Logo do Google Maps em um smartphone
Recurso já existe no Google Maps (Imagem: Thrive Studios ID/Shutterstock)

Semáforos no Waze?

  • Segundo o site GeekTime, alguns usuários passaram a ver a indicação de semáforos enquanto utilizam a navegação ativa ou o modo de cruzeiro no Waze;
  • Até o momento, não há outros relatos públicos de que o recurso esteja amplamente disponível, o que reforça a percepção de que se trata de um teste preliminar;
  • Embora o Waze já tenha exibido semáforos em ocasiões anteriores, isso ocorria principalmente em situações relacionadas a radares de velocidade instalados em cruzamentos com sinais luminosos. A nova abordagem, no entanto, amplia essa visualização ao longo do trajeto;
  • Assim como acontece no Google Maps, os semáforos no Waze aparecem apenas ao longo da rota de navegação selecionada;
  • Com isso, o usuário não vê a indicação em cruzamentos que não estejam no caminho, o que ajuda a reduzir a poluição visual;
  • Essa limitação é considerada positiva, já que o Waze pode, em alguns momentos, apresentar uma grande quantidade de ícones de incidentes em determinadas áreas.

Ao fundo, logo do Waze; à frente, o aplicativo em execução
Exibição de semáforos no Waze pode ajudar durante o trajeto (Imagem: Kemarrravv13/Shutterstock)

Leia mais:

Ainda é cedo para saber o quão amplamente o Waze pretende disponibilizar esse recurso no futuro. Apesar disso, o avanço inicial é visto como um sinal positivo no desenvolvimento da funcionalidade.

Luzes acesas de um semáforo (vermelha, amarela e verde)
Semáforos não devem aparecer em grande quantidade no app, de modo a evitar poluição visual (Imagem: Tsvetoslav Hristov/Unsplash)

Waze deixará de funcionar em celulares antigos; saiba quais

Você possui um celular que usa o sistema operacional Android e costuma acessar o Waze? Se a resposta for sim, é importante ficar bastante ligado para conseguir continuar utilizando o aplicativo de trânsito no futuro.

Acontece que o app receberá novas atualizações em breve, o que irá inviabilizar o seu uso em dispositivos mais antigos. Isso porque a nova versão vai exigir uma versão Android que não está disponível para todos os usuários.

Aplicativo só irá funcionar com o Android 10 ou superior

  • De acordo com o portal 9to5Google, o Waze hoje funciona em qualquer celular que conte com a versão Android 8.0.
  • O sistema operacional foi lançado em 2017 e trouxe diversas novidades para usuários e desenvolvedores, incluindo melhorias de desempenho, novas funcionalidades e mudanças no comportamento do sistema.
  • Mas a tecnologia continuou avançando e essa versão ficou para trás.
  • Agora, a nova atualização v5.9.90 do aplicativo vai exigir que os dispositivos contem com o Android 10 ou superior.

Atualização pode ser liberada ainda neste ano

O Waze ainda não confirmou uma data de lançamento da nova versão do aplicativo, mas espera-se que isso aconteça até o final deste ano. Atualmente, apenas alguns usuários estão testando a versão beta da atualização.

Leia a matéria completa aqui

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.