Siga o Olhar Digital no Google Discover
Um novo estudo da Universidade de Valencia descobriu que os moradores de Pompeia, vítimas da erupção do vulcão Vesúvio, vestiam trajes de lã pesada. Só tem um problema: o único relato em primeira mão do evento dizia que ele aconteceu no verão da Itália – não no inverno.
A pesquisa ainda não foi revisada por pares nem publicada, mas pode sugerir que a data da erupção que vitimou Pompeia estava errada.

Relato em primeiro mão diz que a erupção foi no verão
O único relato em primeira mão sobre a erupção no Vesúvio é de Plínio, o Jovem. Ele testemunhou o evento do outro lado da Baía de Nápoles, onde fica Pompeia, e escreveu uma carta para o político romano Tácito algumas décadas depois.
Segundo Plínio, as primeiras explosões do vulcão Vesúvio aconteceram por volta da hora do almoço, no dia 24 de agosto de 79 d.C. Nessa data, é verão na Itália.

Moradores de Pompeia vestiam trajes de lã pesada
É aí que entra a contradição.
O estudo analisou 14 moldes de gesso de vítimas da erupção do Vesúvio em Pompeia e concluiu que muitas delas vestiam túnicas e mantos de lã grossa no momento da morte.
A lã era um tecido comum na época romana, o que poderiam não significar muita coisa. No entanto, segundo o arqueólogo Llorenç Alapont, em comunicado, a trama dos fios era espessa, o que indicava que as roupas eram pesadas. Além disso, a maioria das vítimas vestia duas peças: uma túnica e uma capa, ambas de lã.
O achado sugere que fazia frio quando o vulcão entrou em erupção, entrando em contradição com o relato de que tudo teria acontecido no verão.

Leia mais:
- Robô dá mãozinha extra para restaurar afrescos de Pompeia
- A curiosa história do mosaico erótico roubado na Segunda Guerra
- Evidências mostram reocupação de Pompeia após destruição na erupção do Vesúvio
Descoberta pode mudar o que sabemos sobre Pompeia
- No comunicado, Alapont admitiu que pode ser que as roupas pesadas tenham sido usadas para proteger os habitantes de Pompeia do calor e dos gases gerados pela erupção;
- Porém, até as vítimas encontradas dentro de casas e locais fechados também usavam trajes de lã;
- A interpretação exata não está clara, levantando dúvidas sobre o que sabemos sobre Pompeia.
O trabalho ainda não foi revisado e a equipe não contesta diretamente a data histórica aceita para a extinção de Pompeia.