Ataque cibernético atinge empresa que atende sistema de saúde inglês

Fornecedora de tecnologia do Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra confirma ataque cibernético, que já foi contido
Leandro Costa Criscuolo18/12/2025 18h13
NHS
Imagem: Richard OD/Shutterstock
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A DXS International, empresa britânica fornecedora de tecnologia para o Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra (NHS), confirmou nesta quinta-feira (18) que foi alvo de um ataque cibernético.

Em comunicado divulgado à Bolsa de Valores de Londres, a companhia informou que um “incidente de segurança” afetou seus servidores e foi identificado em 14 de dezembro.

Ilustração de ciberataque
Grupo de ransomware diz ter roubado centenas de gigabytes de informações (Imagem: Sergey Nivens/Shutterstock)

Segundo a empresa, a violação foi contida “imediatamente”, em coordenação com o NHS, e uma empresa especializada em segurança cibernética foi contratada para investigar a natureza e a dimensão do ataque.

A DXS afirmou ainda que o impacto sobre suas operações foi limitado. “Os serviços clínicos de linha de frente permanecem operacionais e sem interrupções”, diz a nota.

Ataque ainda cercado de incertezas

  • Até o momento, a DXS não confirmou qual foi o método usado no ataque nem se dados sensíveis, como informações médicas de pacientes, foram acessados ou roubados.
  • Apesar disso, no início da semana, um grupo de ransomware conhecido como DevMan reivindicou a autoria da invasão.
  • Em uma publicação na dark web, à qual o site TechCrunch teve acesso, o grupo afirmou ter roubado cerca de 300 gigabytes de dados da empresa.
  • A DXS não comentou diretamente a alegação dos criminosos, limitando-se a reiterar seu comunicado oficial quando questionada.
DXS afirma que serviços clínicos não foram interrompidos após incidente em servidores – Imagem: Ink Drop/Shutterstock

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Investigação e impacto no NHS

A empresa informou que notificou as autoridades policiais e regulatórias, incluindo o Information Commissioner’s Office (ICO), órgão de proteção de dados do Reino Unido.

O ICO confirmou que está avaliando as informações recebidas, enquanto o NHS England afirmou não ter conhecimento de impactos nos serviços prestados aos pacientes.

A DXS fornece softwares usados por médicos e clínicas para reduzir custos e acessar registros de pacientes.

Em alguns casos, suas soluções são hospedadas na Rede de Saúde e Assistência Social (HSCN) do NHS, que conecta organizações de saúde em todo o país. O NHS, no entanto, não mantém um banco de dados médico centralizado, o que pode limitar a extensão de eventuais danos.

Ataque cibernético
Incidente de segurança em empresa parceira do NHS levanta dúvidas sobre dados de pacientes (Créditos: trambler58/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.