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Mais de 60 câmeras de vigilância da empresa Flock, conectadas à internet, ficaram acessíveis ao público, permitindo que qualquer pessoa assistisse às imagens ao vivo, sem precisar de nome de usuário ou senha.
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A descoberta foi feita pelo YouTuber de tecnologia Benn Jordan e pela 404 Media, levantando preocupações sobre privacidade e segurança, explicou o The Verge.

Observações impressionantes de Jordan
A Flock fornece tecnologia de câmeras inteligentes para milhares de agências de segurança pública e empresas em todo o país. Recentemente, a empresa firmou parceria com a Ring, permitindo que clientes solicitem imagens de usuários pelo aplicativo Neighbors.
Algumas câmeras da Flock são projetadas para escanear placas de veículos, enquanto outras, como as Condor, podem girar, inclinar e dar zoom automaticamente para rastrear pessoas e carros.
Em seu vídeo, Jordan compartilhou algumas situações captadas pelas câmeras:
- Um homem saindo de casa em Nova York pela manhã.
- Uma mulher correndo sozinha em uma trilha na Geórgia.
- Um homem andando de patins e fazendo pausa para assistir a vídeos no celular.
- Um casal discutindo em uma feira de rua em Atlanta.
Segundo Jordan, a inteligência artificial das câmeras aplicava automaticamente zoom nos alvos, registrando detalhes das ações das pessoas sem intervenção humana.

Como as falhas foram descobertas
Jordan trabalhou com Jon “GainSec” Gaines, que já havia identificado vulnerabilidades no sistema da Flock. Usando o Shodan, mecanismo de busca de dispositivos conectados à internet, eles localizaram transmissões ao vivo e painéis de controle administrativos da Flock.
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Esses painéis permitiam não só visualizar as câmeras, mas também baixar arquivos de vídeo dos últimos 30 dias, alterar configurações, excluir gravações, acessar logs e executar diagnósticos — tudo sem necessidade de credenciais de acesso.

A resposta da Flock
Em visitas a alguns dos locais monitorados, Jordan e Jason Koebler, da 404 Media, confirmaram que as filmagens públicas correspondiam a locais reais.
“Tratou-se de uma falha de configuração limitada em um número muito pequeno de dispositivos, e o problema já foi corrigido”, explicou um porta-voz da Flock.