5 tendências da ciência para ficar de olho em 2026

Entre as tendências de 2026 para a ciência, está a ampliação do uso de IA cientistas, com modelos especializados para determinados problemas
Por Ramana Rech, editado por Layse Ventura 27/12/2025 04h20
Pesquisa identificou enzima que provoca cromotripsia, fenômeno que acelera a evolução do câncer e dificulta o tratamento
Pesquisa identificou enzima que provoca cromotripsia, fenômeno que acelera a evolução do câncer e dificulta o tratamento (Imagem: PeopleImages / Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

2026 guarda avanços para a ciência como uso mais intenso de ferramentas de inteligência artificial cientista, bem como novas missões para a Lua e exploração espacial de outros planetas, destaca a revista Nature. Confira abaixo cinco tendências da ciência para o próximo ano!

Ofertas

1. IA cientista

2025 trouxe grandes avanços do uso de inteligência artificial, com agentes cientistas de IA que integram grandes modelos de linguagem (LLM). O uso deles deve se ampliar ainda mais no próximo ano. Mas esses modelos são caros para treinar e exigem um grande volume de dados.

O próximo ano pode trazer algumas novas abordagens para solucionar esses gargalos. Um deles é modelos de IA de pequena escala e especializados, que precisam de menos dados.

2. Crescimento do tráfego lunar

Está marcado para 2026 mais uma missão da Nasa para a Lua, a Artemis II, que irá enviar quatro astronautas para voar ao redor da Lua a bordo da espaçonave Orion em um voo de dez dias. O objetivo é se preparar para missões subsequentes à Lua. A Artemis III planeja colocar o homem novamente em solo lunar em 2027.

A China também pretende lançar sua própria missão lunar no ano que vem, por meio da Chang’e-7, com o intuito de chegar ao polo sul do satélite natural. A China pretende levar o primeiro chinês à Lua até 2030.

Lua
China e EUA planejam missão à Lua em 2026 (Imagem: Alones Creative/iStock)

Leia também

3. Olhos sobre outros planetas

No campo espacial, 2026 também promete novidades sobre outros planetas. Japão, por exemplo, planeja lançar a missão Martian Moons eXploration (MMX) para visitar as duas luas de Marte e coletar amostras da superfície lunar.

A Agência Espacial Europeia (ESA), por sua vez, lançará o satélite PLATO ao fim do ano. Com 26 câmeras, Plato irá investigar planetas com temperaturas que permitem a formação de água líquida.

Japão pretende envia missão para estudar luas de Marte. Crédito: buradaki – Shutterstock

4. Perfuração oceânica

O navio chinês de perfuração oceânica Meng Xiang começa em 2026 sua primeira expedição científica. Ele irá coletar amostras de 11 quilômetros de profundidade na crosta oceânica até o manto da Terra. Com isso, poderá ajudar cientistas a compreender a formação do assoalho oceânico e sua atividades tectônicas.

5. Segundo ano de Trump na presidência

Em seu primeiro ano de mandato, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, cortou fundos da ciência, retirou recomendações para imunização, fez declarações promovendo medicamentos sem comprovação científica e obrigou universidades a adotar políticas de imigração que restringem a movimentação de estudantes e pesquisadores internacionais.

As polêmicas e a reversão de políticas públicas de ciência antes consolidadas devem continuar ao longo de 2026, diz a Nature.

Ramana Rech
Colaboração para o Olhar Digital

Ramana Rech é jornalista formada pela ECA-USP. Participou do Curso Estadão de Jornalismo Econômico e tem passagem pela Editora Globo e Rádio CNN.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.