5 jogos para celular com histórias envolventes que prendem do começo ao fim

Narrativas envolventes também brilham no celular; conheça 5 jogos mobile com histórias que vão te prender do início ao fim
Por Kelvin Leão Nunes da Costa, editado por Layse Ventura 29/12/2025 04h20
Florence, Resident Evil: Survival Unit e Psicosis
Florence, Resident Evil: Survival Unit e Psicosis (reprodução/divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Não são apenas os consoles de mesa que apresentam games com narrativas bem elaboradas. Os jogos mobile deixaram de ser apenas passatempos rápidos e, há algum tempo, vêm apresentando experiências narrativas completas.

Ofertas

Existem muitos títulos para celular que apostam em roteiros bem escritos, capazes de criar uma sensação real de progresso e envolvimento.

Pensando nisso, a seguir listamos 5 jogos para celular com histórias tão bem arquitetadas que vão prender você na narrativa e até emocionar. Confira a seguir.

5 jogos mobile com histórias que vão te prender na narrativa

Florence 

Florence
Florence / Crédito: Mountains, Annapurna Interactive (divulgação)
  • Plataformas: iOS e Android, pago

Com foco em contar uma história pessoal e emocional, “Florence” é um jogo narrativo do gênero aventura interativa.

A trama acompanha Florence, uma jovem adulta presa a uma rotina repetitiva, que tem sua vida transformada ao conhecer o artista de rua Krish.

A jogabilidade é composta por minigames simples e curtos, integrados diretamente às ações e aos pensamentos da protagonista. O jogo avança de forma linear e usa essas interações para representar emoções, rotinas e mudanças ao longo do tempo.

A Normal Lost Phone

A Normal Lost Phone
A Normal Lost Phone / Crédito: Accidental Queens, Playdius, Plug In Digital (divulgação)
  • Plataformas: iOS e Android, pago

Com uma proposta narrativa curiosa, “A Normal Lost Phone” é um jogo de quebra-cabeça. O game foca em contar uma história íntima por meio da investigação do smartphone perdido de uma pessoa desconhecida.

A jogabilidade consiste em explorar os aplicativos do celular, como mensagens, fotos e e-mails, para descobrir senhas e liberar novos conteúdos. O jogo avança conforme o jogador conecta informações encontradas em diferentes partes do aparelho.

A trama se constrói a partir da reconstrução da vida de Sam, a pessoa que perdeu o celular, revelando conflitos ligados à identidade, relações sociais e escolhas difíceis.

Resident Evil: Survival Unit

Resident Evil: Survival Unit
Resident Evil: Survival Unit / Crédito: Aniplex Inc., Capcom (divulgação)
  • Disponível: Android e iOS, grátis

O jogo mobile mais recente de uma das franquias mais famosas da Capcom não poderia ficar de fora desta lista. “Resident Evil: Survival Unit” é um jogo de estratégia em tempo real com foco em sobrevivência tática e gestão de base.

A jogabilidade envolve construção e evolução de base, gerenciamento de recursos e recrutamento de heróis, que podem ser fortalecidos ao longo da progressão. O jogo também conta com eventos cronometrados e batalhas PvP em um mapa global.

A narrativa se passa antes dos acontecimentos de Resident Evil 4, em regiões próximas a Raccoon City, onde uma infecção zumbi provoca o colapso rápido da sociedade.

Leia mais

Psicosis

Psicosis
Psicosis / Crédito: Sebastian Gomez Briceño (divulgação)
  • Plataformas: iOS e Android, pago

O jogo de terror psicológico “Psycho” aposta em uma narrativa sinistra e em uma atmosfera opressiva para prender o jogador. Além disso, os visuais são em pixel art.

A trama acompanha um garoto solitário que cria amigos imaginários. Porém, a linha entre alucinação e realidade passa a se tornar confusa.

A jogabilidade combina exploração em rolagem lateral, resolução de quebra-cabeças, uso de inventário e escolhas em diálogos que influenciam o avanço da experiência.

Wytchwood

Wytchwood
Wytchwood / Crédito: Alientrap, Whitethorn Games, Whisper Games (divulgação)
  • Plataformas: iOS e Android, pago

No jogo de aventura “Wytchwood”, há elementos de crafting e uma variedade de narrativas.

Você controla uma bruxa que explora uma floresta para coletar ingredientes e combiná-los para criar poções e feitiços com efeitos variados.

Contudo, o fator história está nos personagens do jogo, que vão até a bruxa pedir ajuda mágica. Cada um tem uma história específica, e as interações têm um toque fabular bem interessante.

A trama se desenvolve por meio das interações da bruxa. Cada habitante da floresta tem desejos, segredos ou conflitos próprios, e suas escolhas determinam como cada história se desenrola, revelando os mistérios do reino.


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Kelvin Leão Nunes da Costa
Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista formado pela Anhembi Morumbi, ama futebol e cinema. Cursou engenharia antes de descobrir sua paixão pelo jornalismo. Atualmente é analista de conteúdo e colaborador no Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.