OFERECIMENTO
Renault e FastShop

BYD supera Tesla e assume liderança global em vendas de EVs

Chinesa BYD ultrapassou a norte-americana Tesla e se tornou a maior vendedora de veículos elétricos do mundo
Beatriz Campos02/01/2026 13h27, atualizada em 02/01/2026 13h34
PC-SEAL-SPEC-1920x1080
(Imagem: reprodução/BYD)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Pela primeira vez em um ano-calendário, a chinesa BYD ultrapassou a norte-americana Tesla e se tornou a maior vendedora de veículos elétricos do mundo. As informações são da CNBC.

No quarto trimestre de 2025, as entregas da Tesla caíram aproximadamente 16% em comparação com o mesmo período de 2024, quando havia reportado 495.570 unidades. O ano foi turbulento para a Tesla, que enfrentou concorrência acirrada, especialmente de fabricantes chineses.

tesla byd
Em 2011, Elon Musk ridicularizou a concorrente (Imagem: Thrive Studios/Shutterstock)

A liderança da BYD representa uma notável reviravolta, especialmente considerando que, em 2011, o CEO da Tesla, Elon Musk, chegou a ridicularizar a companhia chinesa. Em uma entrevista à Bloomberg TV em outubro daquele ano, Musk riu abertamente ao ouvir o nome da BYD, afirmando que não a via como concorrente da Tesla e que “não achava que eles tinham um ótimo produto”.

Principais números do ano

  • A BYD informou, em comunicado divulgado na quinta-feira, que as vendas de veículos elétricos a bateria cresceram quase 28%, alcançando 2,26 milhões de unidades.
  • A Tesla anunciou na sexta-feira que entregou 1,64 milhão de veículos em 2025, em linha com a estimativa consolidada pela própria empresa de 1,6 milhão.
  • O resultado anual da Tesla representa queda de cerca de 8% em relação a 2024, a segunda retração consecutiva.
Fachada de uma loja da BYD
BYD se torna a maior vendedora de carros elétricos do mundo (Imagem: Alfribeiro/iStock)

Leia mais:

Tesla investe em carros autônomos

A Tesla enfrentou um ano turbulento em 2025. As ações da empresa despencaram no primeiro trimestre em meio à forte concorrência, especialmente de fabricantes chineses, e à repercussão negativa das declarações políticas de Elon Musk.

Teslas
Tesla investe em veículos autônomos (Imagem: onapalmtree/Shutterstock)

No entanto, os papéis da empresa atingiram um recorde histórico de fechamento de US$ 489,88 no mês passado, após Musk anunciar testes de veículos autônomos em Austin, Texas, sem ocupantes a bordo, quase seis meses depois do início de um programa piloto com motoristas de segurança.

Redator(a)

Beatriz Campos é redator(a) no Olhar Digital