Multi: ataque hacker atinge aplicativo de shoppings famosos

Multiplan confirmou invasão ao app Multi; dados de cadastro foram acessados, mas informações completas de cartão não vazaram, disse a empresa
Pedro Spadoni20/01/2026 13h49
Hacker usa extensão no navegador do Chrome para acessar dados de cartão de crédito no browser de laptop para compras não autorizadas browser
(Imagem: JARIRIYAWAT/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

O aplicativo Multi foi alvo de um ataque hacker. É o que confirmou a empresa Multiplan, dona do app e administradora de shoppings como MorumbiShopping e BarraShopping, nesta semana. O problema ocorreu no dia 10 de janeiro de 2026 e foi confirmado por uma auditoria externa.

O alvo da invasão foi o banco de dados do aplicativo, no qual ficam guardadas informações de quem usa o sistema para pagar estacionamento ou ganhar descontos. A empresa começou a avisar os clientes por SMS para que fiquem atentos a qualquer movimentação estranha.

Hackers acessaram dados de cadastro no aplicativo Multi, mas cartões seguem protegidos

Os invasores acessaram o que a empresa chama de dados cadastrais. Isso inclui o nome, e-mail e, em alguns casos, a data de validade e os quatro últimos dígitos do cartão de crédito. O ponto importante aqui é que os dados completos do cartão não foram expostos porque ficam guardados num ambiente separado (e mais seguro) de uma empresa parceira.

Captura de tela de página do aplicativo Multi na Play Store
Alvo da invasão hacker foi o banco de dados do aplicativo Multi, no qual ficam guardadas informações de quem usa o sistema para pagar estacionamento ou ganhar descontos (Imagem: Reprodução)

A lista de dados que o aplicativo pode coletar é grande. Ela inclui CPF, endereço e localização, por exemplo. Mas a Multiplan explicou que isso não significa que todos esses dados foram roubados. Significa que essas informações fazem parte do que o sistema opera. A administradora disse que não encontrou provas de que os dados vazados tenham sido usados para aplicar golpes ou causar prejuízos financeiros aos clientes.

A orientação para quem tem o aplicativo Multi instalado é redobrar a atenção com e-mails ou mensagens suspeitas de pessoas se passando pela Multiplan. O aplicativo continua a funcionar normalmente e a empresa afirma que reforçou os protocolos de segurança para evitar novos ataques.

(Essa matéria usou informações de G1.)

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.