Previsão do tempo: deve chover e esquentar em partes do Brasil no fim de semana

Chuva segue frequente em algumas regiões do país, mas temperaturas sobem aos poucos, com mais aberturas de sol, no fim de semana
Pedro Spadoni23/01/2026 08h33
Mulher andando na com guarda-chuva aberto em dia com chuva e sol
(Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

O fim de semana deve ter chuva no Sudeste e no Centro-Oeste, com o calor voltando aos poucos em áreas do interior. O cenário é influenciado pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), pela passagem de uma frente fria e pelo transporte de umidade do oceano, que deixa o tempo instável.

Em outras regiões, o tempo tende a ficar mais típico de verão, com calor, pancadas de chuva isoladas e sensação de abafamento, principalmente no Norte e em partes do Nordeste. No Sul, a previsão é de tempo mais aberto e aumento de temperaturas.

Fim de semana deve ter contraste de chuva com calor em partes do Brasil

Segundo o G1, país deve ter um fim de semana com contrastes: chuva em algumas regiões e avanço do calor em outras.

Pessoas agasalhadas e carregando guarda-chuvas andando em avenida de São Paulo
Sudeste está entre regiões com mais previsão de chuva para o fim de semana (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Sul

O fim de semana deve ter predomínio de sol no interior, com aumento de temperaturas e tardes quentes. No litoral, podem ocorrer períodos de mais nuvens e chuva fraca, sem grandes volumes. As noites tendem a ficar abafadas com o aumento do calor.

Sudeste

A previsão é de chuva frequente em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com possibilidade de volumes elevados e transtornos. As temperaturas ficam abaixo do padrão para janeiro, o que mantém a sensação de tempo fechado. Em São Paulo, o dia deve ter sol entre nuvens, chuva passageira e máxima perto de 24 °C. No sábado (24) e no domingo (25), o calor aumenta gradualmente, com pancadas isoladas à tarde.

Centro-Oeste

Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso seguem com pancadas de chuva frequentes, algumas fortes, entre esta sexta-feira (23) e domingo. O sul de Mato Grosso do Sul deve ter tempo firme, sol e calor, com baixa umidade nas horas mais quentes. Em Brasília, a chuva aparece a partir do fim da manhã, com temperaturas entre 18 °C e 26 °C ao longo do fim de semana.

Nordeste

A chuva deve ficar mais concentrada no norte e no oeste da região, como Maranhão, sul do Piauí e oeste da Bahia. Nessas áreas, pancadas podem ser fortes. No restante da região, o fim de semana tende a ser de tempo firme, sol intenso e calor, com baixa umidade no interior e vento mais forte no litoral.

Norte

O padrão segue típico do período, com chuva frequente, calor e sensação de abafamento. Há risco de temporais localizados em estados como Amazonas, Acre, Rondônia e Pará. No Amapá, a chuva pode ganhar força em vários momentos do dia.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.