Megaconstelação da SpaceX passa de 10 mil satélites de internet

Após quase sete anos, a SpaceX já tem mais de 10 mil satélites Starlink operacionais na órbita baixa da Terra
Representação artística da megaconstelação Starlink, da SpaceX
Satélites da Starlink realizaram mais de 355 mil desvios em um ano, enquanto especialistas alertam para o aumento do tráfego espacial. - Imagem gerada por IA/ChatGPT

Quase sete anos após iniciar a construção de sua megaconstelação de internet em órbita baixa, a SpaceX já conta com mais de 10 mil satélites Starlink ativos ao redor da Terra. Em outubro do ano passado, o Olhar Digital noticiou que a empresa havia atingido essa marca, somando tanto satélites em operação quanto unidades já desativadas.

Continua após a publicidade

Nesta terça-feira (17), esse número cresceu ainda mais com o lançamento de dois novos grupos de satélites. Ao todo, 54 unidades foram enviadas ao espaço em duas missões distintas, no intuito de reforçar a rede global de internet da companhia.

Em resumo:

  • SpaceX ultrapassa 10 mil satélites Starlink ativos;
  • Dois lançamentos adicionaram 54 satélites à constelação;
  • Rede alcança 10.039 unidades operacionais;
  • Foguetes reutilizáveis impulsionam ritmo acelerado de lançamentos.
Neste lote de 25 satélites Starlink da SpaceX, lançado em 17 de março de 2026 da Califórnia, está o décimo milésimo membro ativo da megaconstelação do serviço de internet de banda larga da empresa. Crédito: SpaceX – Imagem: Divulgação/SpaceX

Leia mais:

Satélite nº 10 mil foi lançado da Califórnia

De acordo com o site Space.com, o satélite de número 10 mil foi colocado em órbita durante um lançamento realizado a partir da Califórnia. Nessa missão, um foguete Falcon 9 levou 25 equipamentos ao espaço. Horas depois, outro foguete partiu da Flórida com mais 29 unidades.

Com isso, a constelação Starlink chegou a 10.049 satélites lançados. Segundo dados do astrônomo rastreador de satélites Jonathan McDowell, praticamente todos estão operacionais, com exceção de apenas 10 unidades. Esse número mostra o rápido crescimento da rede.

Desde o início do projeto, em 2019, mais de 1.500 satélites já retornaram à atmosfera terrestre. Esse processo é planejado e ocorre quando os equipamentos deixam de funcionar, sendo destruídos ao reentrar na atmosfera.

Lançamentos comprovam eficiência dos foguetes reutilizáveis da SpaceX

Os lançamentos também demonstram a eficiência dos foguetes reutilizáveis da SpaceX. Um dos propulsores utilizados completou seu 14º voo, enquanto outro chegou à 11ª reutilização, ambos pousando com sucesso em plataformas no mar.

A missão realizada na Flórida marcou o 34º lançamento do foguete Falcon 9 apenas neste ano. No total, já foram 378 missões relacionadas ao projeto Starlink ao longo da história da empresa.

Flavia Correia
Flavia Correia

Flávia Correia é jornalista do Olhar Digital, cobrindo Ciência e Espaço.

Gostou? Compartilhe! Ajude mais pessoas a ficarem informadas.
Prefira o OD no Google
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone Instagram Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email