Carro elétrico explode durante recarga na China; veja o vídeo

Força da explosão arremessou portas do veículo a vários metros de distância; apesar do susto, ninguém ficou ferido

Rafael Rigues 01/09/2020 09h33
carro elétrico explode na China
A A A

Um vídeo publicado no canal LiveLeak, no YouTube, mostra o momento em que um carro elétrico explode na China: o veículo pegou fogo enquanto recarregava suas baterias. Segundo o site InsideEVs o incidente aconteceu em Sanming, no sul da China, em 20 de agosto.


Nas imagens é possível ver quando o veículo começa a soltar fumaça enquanto carregava. Os bombeiros foram chamados e tentavam resfriar o carro usando água quando a explosão aconteceu, com força suficiente para arremessar as portas do modelo a vários metros de distância. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Veja o momento da explosão no vídeo abaixo:

O veículo parece ser um BAIC BJEV EC5, uma versão elétrica do BAIC X25 produzida pela montadora chinesa BAIC (Beijing Automotive Industry Corporation). O carro chegou ao mercado em meados de 2019 e é um modelo de baixo custo, com preço de cerca de R$ 88 mil. O motor tem potência de 80 kW, e a autonomia é de 403 km.

Água não deve ser usada para combater incêndios com baterias de lítio (como as usadas em celulares e carros elétricos) pois quando a água e o lítio se combinam pode ocorrer a liberação de hidrogênio gasoso, que é altamente inflamável. Provavelmente foi este o motivo da explosão mostrada no vídeo.

Outros casos

Não é a primeira vez que ouvimos falar de carros elétricos pegando fogo durante o carregamento. Em abril do ano passado, câmeras de segurança flagraram um Tesla Model S que pegou fogo e explodiu enquanto recarregava, em um estacionamento em Shanghai.

Menos de um mês depois, outro Model S pegou fogo enquanto recarregava, desta vez no estacionamento de um shopping center em Hong Kong. Segundo as autoridades locais, o Model S pegou fogo 30 minutos depois de ser estacionado no centro comercial, e três explosões foram ouvidas antes que ele fosse consumido pelo fogo. Os bombeiros chegaram ao local cerca de 45 minutos depois para apagar as chamas, e ninguém ficou ferido.

Já em junho de 2019 um Model S pegou fogo enquanto recarregava em uma estação Supercharger na Bélgica. O carro e o carregador ficaram completamente destruídos. Após controlar as chamas os bombeiros mergulharam o carro em um tanque com água durante uma noite, para evitar que entrasse novamente em combustão.

Fonte: InsideEVs

China Carro elétrico carros e tecnologia Carro elétrico explosão veículos elétricos veículo elétrico
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você