Carros e Tecnologia

Lee Iacocca

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Maria Dourado, editado por Cesar Schaeffer 03/07/2019 16h07
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Figura tradicional da indústria automobilística, Lee não resistiu à complicações de uma doença incurável

Lee Iacocca, o salvador da Chrysler, pai do Ford Mustang e da minivan, nome tradicional na indústria automotiva, morreu aos 94 anos de idade devido a complicações decorrentes do Mal de Parkinson.


O legado de Iacocca, não apenas para o cenário automotivo americano, mas para a forma como o mundo vê os carros, não podem ser subestimados. Sua influência sobre tudo, desde as práticas de fabricação do produto até o negócio em si, afetou diretamente, para o bem ou para o mal, a maneira como a indústria automobilística funciona hoje.

Lee Iacocca nasceu em Allentown, na Pensilvânia, e frequentou a Universidade de Princeton. Ele desfrutou de uma ascensão meteórica no sucesso da Ford Motor Company, ajudando a criar carros como o Mustang e o Escort, até que foi demitido — provavelmente devido aos seus desentendimentos frequentes com Henry Ford II.

A partir disso, Iacocca orquestrou um verdadeiro resgate da corporação Chrysler e viu sua reviravolta durante a década de 1980. O pai do Mustang se tornou uma espécie de celebridade graças às suas participações em campanhas publicitárias, mais notavelmente a campanha da Chrysler, onde ele disse ao público que "Se você encontrar um carro melhor, compre".

"Lee nos deu uma mentalidade que ainda nos motiva hoje — caracterizada pelo trabalho duro, dedicação e coragem", disseram os representantes da Fiat Chrysler, em um comunicado. "Estamos comprometidos em garantir que a Chrysler, agora FCA, seja uma empresa desse tipo, um exemplo de compromisso e respeito, conhecida pela excelência e por sua contribuição à sociedade. Seu legado é a resiliência e a fé inabalável no futuro que vive nos homens e mulheres da FCA, que lutam todos os dias para viver de acordo com os altos padrões que estabeleceu".

Lee Iacocca patrocinou várias instituições de caridade durante sua vida, incluindo projetos de arrecadação de fundos para a renovação e restauração da Ilha Ellis e da Estátua da Liberdade. Além disso, fundou e levantou fundos consideráveis para pesquisa sobre diabetes por meio da Fundação Família Iacocca.

Automóveis Ford carros e tecnologia Fiat
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você