Novas baterias da Tesla chegarão somente em 2022, avisa Elon Musk

Nesta terça-feira, o CEO apresentará o 'Tesla Battery Day', evento que deve revelar as células de fabricação própria para os carros elétricos da montadora

Rafael Arbulu, editado por Fabiana Rolfini 22/09/2020 11h46
Tesla Model S recarregando
A A A

O CEO da Tesla, Elon Musk, adotou uma postura levemente conservadora às vésperas do “Battery Day”, evento programado para esta terça-feira (22). Nele, especula-se que a empresa mostrará novos tipos de bateria, aprimoradas e com melhor desempenho, para seus carros elétricos. Por meio de seu perfil no Twitter, o executivo afirmou que quaisquer produtos mostrados na ocasião serão protótipos e não entrarão em produção até 2022.


O executivo, na última semana, não conseguiu evitar de “aumentar o hype” do evento, como diz a expressão. “Aviso importante sobre o Tesla Battery Day. Isso [o evento] trata da produção a longo prazo, especialmente para o Semi, Cybertruck e Roadster, mas o que nós anunciarmos não atingirá produção de alto volume até 2022”, disse enquanto mencionava quais veículos da sua montadora seriam mais impactado pelos anúncios.

Reprodução

O CEO da Tesla, Elon Musk. Foto: Phillip Pacheco/Getty Images

Musk ainda dedicou mais alguns tuítes para explicar o motivo da cautela. Segundo ele, é bem mais difícil de lidar com o processo de criação de uma bateria do que com a bateria em si. Ou, nas palavras dele, “a máquina que faz a máquina é amplamente mais complicada do que a máquina em si”. Isso ressoa com especulações de que a Tesla pode anunciar, mais tarde, um modelo de bateria de fabricação própria, supostamente com maior duração e melhor desempenho do que os modelos atuais.

Antecipando esse tipo de previsão na mídia, Elon Musk finalizou os avisos ressaltando que, ainda que atinja a autonomia da produção de baterias, a Tesla continuará comprando células de seus parceiros comerciais: “Temos a intenção de aumentar, não diminuir, as compras de células de baterias da Panasonic, LG e CATL (e possivelmente, outros parceiros também).

Entretanto, mesmo com nossos fornecedores trabalhando em velocidade máxima, nós ainda antecipamos faltas significativas [de estoque] em 2022 e além, a não ser que nós mesmos também tenhamos nossas ações.”

Vale citar: em 2018, “falta de células em estoque” da Panasonic foi a razão dada por Musk pelo atraso na produção do Tesla Model 3.

O Tesla Battery Day será exibido ao vivo pelo YouTube, no canal oficial da empresa e de portais de notícia norte-americanos, a partir das 17:30 (horário de Brasília).

Fonte: The Verge

Bateria Tesla carros autônomos carros e tecnologia elon musk carros elétricos tesla model 3
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você