Porsche exibe designs de carros elétricos que nunca foram lançados

No livro 'Porsche Unseen', a montadora mostra algumas das ideias que desenvolveu nos últimos anos, mas que acabaram não avançando

Renato Mota 13/11/2020 14h11
Porsche Vision E
A A A

É a "volta dos que não foram". A Porsche publicou pela primeira vez alguns estudos de design feitos entre 2005 e 2019, mas que nunca tinham visto a luz do dia. São diversos modelos, dos mais "básicos" (em se tratando da montadora, claro) até superesportivos de última geração – e entre eles, dois elétricos que chamam a atenção.


Um deles é o Porsche Renndienst, uma minivan elétrica criada em 2018. De acordo com a empresa, a equipe de design projetou um "ônibus espacial" futurista com espaço para até seis pessoas. O motorista, inclusive, ficaria no centro do banco dianteiro, e o motor elétrico localizado na parte inferior da carroceria daria amplo espaço interno. 

Porsche/Divulgação

Porsche Renndienst. Imagem: Porsche/Divulgação 

O outro modelo elétrico, o Porsche Vision E (2019), foi pensado para correr nos grandes prêmios da Fórmula E. Baseado no Porsche 99X Electric, a equipe de design desenvolveu um carro de corrida monoposto extremamente leve, que também poderia ser vendido para pilotos privados.

Todos os modelos, com seus respectivos estudos de design apresentados em detalhes, estarão no livro "Porsche Unseen". A publicação tem 328 páginas com fotos de Stefan Bogner e texto de Jan Karl Baedeker, e será vendida nas redes varejistas e na loja do Museu Porsche em Stuttgart, na Alemanha – que também receberá alguns dos protótipos produzidos.

"Pessoas em todo o mundo adoram o design atemporal e inovador de nossos carros esportivos", afirma Oliver Blume, Presidente do Conselho Executivo da Porsche AG. "Os estudos de conceito visionários são a base deste sucesso: eles fornecem o conjunto de ideias para o design Porsche do futuro, e combinam nossa forte tradição com tecnologias pioneiras", completa.

Carro elétrico Porsche veículos elétricos
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você