Carros e Tecnologia

Tesla produção

Produção de carros elétricos pode criar pelo menos 115 mil empregos

Clara Guimarães, editado por Cesar Schaeffer 23/07/2019 14h45
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Segundo pesquisa, a demanda por engenheiros de mobilidade será seis vezes maior que o número de habilitados nessa área

Parece que a tecnologia não tirará todos os empregos dos humanos afinal. Uma pesquisa revela uma perspectiva otimista em relação ao mercado de trabalho para a produção de carros elétricos e autônomos: devem ser criadas pelo menos 115 mil vagas, apenas no EUA.


O estudo do Boston Consulting Group (BCG) em parceria com o Michigan Mobility Institute mostra que serão necessários especialistas em engenharia de mobilidade e em computação. Além disso, será importante ter profissionais encarregados de testar e fazer a manutenção dos veículos elétricos.

Conseguir um emprego na área, porém, não será tão fácil. Por ser um trabalho de alta complexidade e que lida com uma tecnologia muito nova, serão requisitadas competências específicas. Segundo a pesquisa, a demanda por engenheiro de mobilidade será seis vezes maior que o número de habilitados na área.

Isso acontece também porque poucos formados em engenharia ou ciência da computação optam por seguir carreira na área automotiva. No entanto, a demanda pode fazer que alguns profissionais mudem de ideia sobre qual mercado escolher.

A previsão é que, em 2030, carros elétricos representem metade da venda de veículos novos nos EUA. Já os serviços de mobilidade, como taxis autônomos, representarão 10% dos novos carros em circulação no mesmo período.

Pesquisa Empregos Carro elétrico carro estudo carros autônomos vagas de emprego
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você