Tesla deixa a Toyota para trás e é a montadora mais valiosa do mundo

Apesar do comportamento polêmico de Elon Musk, a empresa vem ganhando força e dobrou seu valor desde o início do ano

Renato Mota 01/07/2020 12h07
Tesla
A A A

Depois de deixar a Volkswagen comendo poeira em janeiro, a Tesla agora ultrapassou a Toyota e se tornou a montadora mais valiosa do mundo. As ações da companhia norte-americana mais do que dobraram desde o início do ano, e subiram outros 3,5% nas negociações nesta quarta-feira (1º), deixando a empresa no patamar de US$ 207,2 bilhões, acima dos US$ 201,9 bilhões da fabricante japonesa.


A Tesla conseguiu mais com menos: no primeiro trimestre, produziu 103 mil veículos, cerca de 4% dos quase 2,4 milhões fabricados pela Toyota. Os ganhos recentes foram alimentados por um lucro surpresa no terceiro trimestre, progresso em uma nova fábrica na China e entregas de carros melhores do que o esperado no quarto trimestre.

O preço das ações da montadora continuou subindo apesar de uma série de controvérsias e contratempos. Entre os mais recentes, a Tesla foi acusada de vender o Model S, em 2012, sabendo que uma falha no sistema de refrigeração da bateria do carro poderia causar explosões. O CEO da empresa, Elon Musk, ainda vem brigando com autoridades de saúde para manter suas fábricas abertas apesar da pandemia de Covid-19.

Por outro lado, apesar de ter sido pioneira nos carros híbridos com o modelo Prius, a Toyota hoje corre atrás do prejuízo para adotar automóveis totalmente elétricos, apostando pesadamente em células de combustível a hidrogênio. A empresa está agora fazendo uma série de investimentos de alto nível em carros autônomos, e prevê uma queda de 80% no lucro este ano.

Via: Bloomberg/Techcrunch

Mercado Tesla Toyota Carro elétrico veículos elétricos
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você