Tesla é acusada de acobertar risco de incêndio em carros

Empresa atualizou o software em maio para limitar riscos de incêndio em bateria. Advogado acusa empresa de mascarar problema 'potencialmente perigoso'
Redação 04/10/2019 18:34, atualizada em 04/10/2019 19:51
20190405112125-1781x1080

A Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Rodovias (NHTSA, na sigla em inglês) está investigando uma atualização de software da Tesla realizada no início deste ano para resolver alguns problemas de incêndios em suas baterias. Proprietários de veículos disseram que a atualização, lançada em maio, diminuiu o alcance dos carros. Alguns, inclusive, processaram a empresa por fraude. 

Continua após a publicidade

A NHTSA recebeu, em setembor, uma petição de um advogado que representa alguns dos proprietários. Ele solicitou uma investigação sobre a atualização do software para descobrir se a Tesla estava escondendo um defeito em seus carros que poderia ter causado incêndios relatados no início do ano. “A Tesla está usando atualizações de software para mascarar e encobrir um problema potencialmente amplo e perigoso com as baterias de seus veículos”, escreveu. 

Logo após emitir a atualização, em maio, a Tesla disse que a decisão foi tomada “com muita cautela”, depois de obter conhecimento de dois incêndios na Ásia. A empresa admitiu que alteraria algumas configurações do software de gerenciamento da bateria que governa os controles térmicos e de carregamento dos carros. Desde então, a Tesla não disponibilizou nenhuma outra informação, nem abordou seus clientes em relação a um menor alcance dos veículos. 

“Para a maioria dos proprietários, logo depois de atualizar seus carros, descobriu-se que eles haviam sofrido uma queda repentina e significativa na quantidade de milhas disponíveis”, escreveu o advogado em petição destinada ao Departamento de Transportes. “Claro que há confusão e incerteza generalizadas em relação ao verdadeiro objetivo da atualização de software em questão e à segurança dos veículos afetados”. 

A Tesla é frequentemente elogiada por suas atualizações de software e pelos novos recursos que são disponibilizados. No entanto, as repentinas mudanças não são tão claras em relação a alguns detalhes básicos. No ano passado, vários proprietários testaram o modelo 3 durante semanas para descobrir se ele havia ficado mais lento, após a empresa notificar uma atualização que corrigia um problema com a distância de parada do carro. Em relação à recente acusação, a Tesla ainda não se pronunciou. 

 

Via: The Verge

 
 
R
Redação

Redação é redator(a) no Olhar Digital

Gostou? Compartilhe! Ajude mais pessoas a ficarem informadas.
Prefira o OD no Google
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone Instagram Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email