Tesla começa a oferecer luzes de freio dinâmicas em todo o mundo

'Pisca-alerta' automático em freadas bruscas alerta motoristas e pode evitar acidentes; atualização vai permitir que veículos fora do continente europeu disponham do recurso

Da Redação, editado por Daniel Junqueira 11/08/2020 18h40
Carro Tesla
A A A

As aulas de autoescola ensinam que, em paradas bruscas, o condutor do veículo deve acionar o pisca-alerta para informar os carros de trás. A medida, no entanto, pode não mais ser necessária por parte dos proprietários de carros elétricos da Tesla. Isso porque a companhia anunciou a expansão das suas luzes de freio dinâmicas — que piscam automaticamente — para o mercado internacional.


Quando o veículo realizar uma parada brusca, as lanternas de freio piscarão de maneira rápida e contínua, para informar os demais motoristas sobre a manobra.

Em nota, a Tesla informa que "se você estiver dirigindo a mais de 50 km/h e frear bruscamente, as luzes de freio passarão a piscar rapidamente para avisar os outros motoristas que o seu carro está reduzindo a velocidade. Se seu carro parar completamente, as luzes de advertência piscarão até você pisar no acelerador novamente ou após o desligamento manual delas.".

A automação é uma medida eficaz contra acidentes, principalmente em estradas ou sob ambientes com chuva e névoa. Com o aviso prévio de uma parada brusca, o motorista que se encontra atrás do veículo da Tesla terá maior tempo de reação para realizar a frenagem e evitar uma colisão traseira — que geralmente ocasiona lesões no pescoço dos envolvidos.

performance-hero2.jpg

Além de estar presente no Modelo X (foto), as luzes de freio dinâmicas poderão ser encontradas nos Modelos S e Modelos 3. Foto: Divulgação/Tesla

As luzes traseiras dinâmicas estavam sendo utilizadas desde 2019 por alguns veículos da Tesla em países europeus. Agora, com a atualização de software 2020.32.1, o recurso se expande para carros Modelo S, Modelo X e Modelo 3 (a partir do Hardware 2) no mercado internacional.

Contudo, a funcionalidade deve enfrentar problemas nos Estados Unidos. As regulamentações governamentais do país estipulam que as luzes de freio só podem brilhar mais forte do que as luzes traseiras em caso de breque e com isso, não se sabe ao certo quando o recurso poderá ser visto nas ruas e estradas americanas.

Via: Teslarati

carro Tesla tesla model 3 tesla model s veículo elétrico Tesla Model X
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você