Vídeo mostra motorista dormindo ao volante de carro da Tesla; veja

Gustavo Sumares 30/05/2016 16h05
Piloto automático da Tesla
A A A

Um vídeo postado no Youtube pelo site Electrek na semana passada mostra o motorista de um carro Model S da Tesla enquanto o veículo tem sua função de "piloto automático" ativada. Felizmente, o motorista não provocou acidentes - ao menos durante o período que o vídeo capturou. O vídeo pode ser visto abaixo:

O sistema Autopilot (piloto automático) do Model S utiliza 13 sensores ultrassônicos diferentes para audar os carros a evitarem obstáculos e mudar de faixas. O sistema também é capaz de procurar vagas e até mesmo fazer baliza, além de receber novidades por meio de atualizações de software.

Apesar disso, no entanto, a empresa afirma repetidamente que o motorista ainda precisa estar consciente e preparado, mesmo com o sistema ativado. O Tech Insider entrou em contato com a empresa sobre o caso mostrado no vídeo, e a empresa respondeu com um comunicado:

"(...). O Autopilot é de longe o sistema mais avançado do tipo, mas ele não transforma os Tesla em veículos autônomos e não permite que o motorista abdique de responsabilidade. Desde o lançamento do Autopilot, nós continuamente educamos nossos clientes sobre esse recurso, lembrando-os que eles são responsáveis por se manter alertas e presentes enquanto usam o Autopilot e que eles devem estar preparados para assumir o controle a todo momento".

Motorista inconsciente

O Autopilot utiliza dados da estrada captados pelos seus sensores para guiar os veículos. Com isso, ele consegue manter a velocidade do carro e mesmo manter a distância de outros carros. No entanto, se ele tiver qualquer problema com os dados obtidos pelos sensores, ele emite um alerta no painel para que o motorista volte a pilotá-lo.

Caso o motorista ignore o alerta visual por muito tempo, o carro começa a emitir um som, desacelera, liga o pisca-alerta e se manobra para a lateral da estrada. Nesse momento, o veículo já assume que o motorista não está consciente, já que ele ignorou os alertas visuais e auditivos. No vídeo, porém, o carro parece conseguir se guiar tranquilamente.

Automóveis automação Carro elétrico Carros conectados Tesla
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você