CES 2020: FCA apresenta novas tecnologias para seus automóveis

Veículos elétricos, conectividade e autonomia estão entre os principais tópicos da indústria

Maria Lutfi 07/01/2020 16h20
FCA
A A A

A FCA aproveita a CES 2020, em Las Vegas, para expor as mais novas tecnologias da empresa relacionadas à eletrificação, experiência do usuário (UX) com o Uconnect, e a conectividade em um conjunto visual e físico, honrando e construindo a história e a tradição de inovação da empresa. 


Veículos elétricos, conectividade e autonomia estão entre os principais tópicos da indústria de automóveis. A abordagem com estímulo visual e físico da FCA, na CES, apresenta os esforços da empresa em uma onda de tecnologia em constante mudança.

Modelos 4xe Jeep Wrangler, Renegade e Compass

Reprodução

A Jeep usa a CES para apresentar três Veículos Elétricos Híbridos Plug-in – o primeiro passo do plano da marca para oferecer opções de eletrificação para todos os modelos em 2022. Todos os veículos eletrificados da Jeep terão o novo “emblema Jeep 4xe”.

A eletrificação – incluindo as atualizações sem custos dos veículos Jeep 4xe – irá modernizar a marca, à medida que a empresa se esforça para se tornar líder em tecnologia “verde” premium eco-friendly. Os veículos elétricos Jeep serão os mais eficientes e responsáveis, oferecendo liberdade absoluta e silenciosa ao ar livre, enquanto proporciona desempenho, capacidade 4x4 e confiança do motorista. 

Informações adicionais sobre os veículos 4xe Jeep Wrangler, Compass e Renegade – que irão estrear neste ano – serão fornecidas nos salões de automóvel de Genebra, Nova York e Pequim.

Jeep 4x4 Adventure VR Experience

A Jeep tem demonstrado sua liderança em capacidade 4x4 há quase 80 anos. A incorporação da eletrificação em sua linha de produtos é uma evolução natural. Os participantes da CES 2020 terão a oportunidade única de ver o Jeep Wrangler 4xe, o Jeep Compass 4xe e o Jeep Renegade 4xe. Todos os três veículos são parte do compromisso da FCA em lançar mundialmente mais de 30 modelos eletrificados em 2022.

Quem quiser experimentar uma jornada 4x4 simulada pode dar uma volta no novo Jeep 4x4 Adventure VR Experience. Usando Moab, em Utah, um dos destinos off-road mais populares para amantes do Jeep como plano de fundo, os participantes irão navegar na trilha Hell’s Revenge. Como um bônus, entre os recursos virtuais dentro do software, está o ponto de vista do motorista dentro no novo Jeep Wrangler 4xe, proporcionando uma prévia do Jeep Wrangler mais avançado que a empresa já criou.

Para criar a experiência virtual, um Jeep Wrangler Rubicon é posicionado em quatro cilindros hidráulicos, um em cada roda. O Wrangler reage às informações fornecidas pelos registros de dados reais da roda feitos na trilha. O sistema hidráulico empurra a suspensão projetada do Wrangler, replicando o movimento que um motorista teria ao atravessar um obstáculo ou subindo uma colina. Dentro do veículo, os participantes que estiverem usando óculos de Realidade Virtual verão o cenário relacionado à trilha Hell’s Revenge.

Experiência do Usuário

Reprodução

A UX (Experiência do Usuário) passou por um crescimento e inovação significativos dentro da indústria automotiva. Dentro dos dois espaços da FCA no evento, seis telas de dois lados mostram o premiado Uconnect. O sistema é uma base de construção. O que antes se tratava de apenas um rádio, agora se torna menos restrito ao próprio veículo, mais útil, rico em conteúdo e personalizado. Feito sob medida para cada marca e veículo, o sistema vira um motivo significativo para a compra — aproximadamente metade dos compradores de automóveis novos consideram a tecnologia em sua aquisição.

Conceito Airflow Vision

O Airflow Vision é um conceito de design escultural que vislumbra a próxima geração de transporte premium e Experiência do Usuário (UX), ao considerar como o motorista e os passageiros podem interagir com as tecnologias. Ele foi criado para clientes com um estilo de vida sofisticado e um desejo por experiências de viagens de primeira classe, ao mesmo tempo em que equilibram suas necessidades de tecnologia e um ambiente sereno.

Por dentro, o UX exerce um papel de destaque e foi projetado para ser uma experiência cativante usando gráficos de alto contraste, de várias camadas e detalhes chamativos que proporcionam uma aparência limpa e sofisticada. Construído com os princípios de profundidade, hierarquia, consistência e legibilidade, permite que o usuário seja capaz de ver e experimentar a interface de uma maneira segura e fácil de usar e entender.

Usando um formato baseado em menu, as telas podem ser personalizadas, simplificadas e agrupadas de acordo com necessidades e interesses individuais. Com a oferta de diversas telas de exibição, o usuário pode acessar as informações necessárias e determinar como elas serão exibidas. As informações nas telas podem ser compartilhadas com todos os passageiros simplesmente deslizando o dedo, permitindo que cada um participe da experiência. A customização e personalização são essenciais, quer esteja dirigindo ou como copiloto.

Usando as dimensões e o piso de carga plano do Chrysler Pacifica PHEV, o interior cria um ambiente espaçoso para todos os ocupantes. Materiais premium em suede e couro são abundantes, oferecendo pontos de contato luxuosos para seus ocupantes. Os assentos usam uma estrutura fina que está apoiada em uma base de pedestal, aprimorando o conforto e o espaço, permitindo comodidade para as pernas e ainda área de armazenamento pessoal para cada passageiro. A iluminação funcional e ambiente permite ainda que o motorista e os passageiros criem uma câmara interior personalizada.

A iluminação de cristal de LED flui para uma lâmina transversal do automóvel, transmitindo uma presença imponente. A expressão dramática do Airflow Vision é concluída pela cor Branco Ártico da carroceria, que passa uma sensação de calma e serenidade, e é suportada por uma estrutura inferior em Azul Celeste.

Reprodução

Fiat Concept Centoventi

Inicialmente lançado no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, no ano passado, o Fiat Concept Centoventi faz sua estreia na América do Norte durante a CES 2020. O modelo representa a visão da Fiat sobre mobilidade elétrica de massa para o futuro. O Centoventi - que significa “120” em italiano - é um conceito que foi apresentado em comemoração à história de 120 anos da empresa.

Produzido em apenas uma cor, o veículo pode ser “pintado” pelo cliente usando o programa “4U” e o exterior pode ser personalizado com uma seleção de 4 opções de teto, 4 para-choques, 4 calotas e 4 envelopamentos externos.

Ele pode variar para atender a necessidades de 60 milhas a 300 milhas, que o torna perfeito para deslocamento urbano e para uma viagem de final de semana para o litoral ou para as montanhas.

Um dos pontos fortes do carro conceito é que os proprietários não precisam mais esperar por novas edições especiais ou atualizações: eles podem modificar seus automóveis a qualquer momento. Além disso, o Fiat Concept Centoventi estabelece outra referência automotiva ao se tornar um dispositivo de mídia social com seu monitor moderno instalado em sua porta traseira. 

O cockpit é equipado com uma pequena tela voltada para o para-brisa, podendo ser usada para comunicar mensagens como: ocupado, gratuito, estacionamento pago etc. Além disso, um segundo grande visor na porta traseira permite que o Fiat Concept Centoventi substitua o conceito de conectividade para se tornar um dispositivo de mídia social, no qual as mensagens podem ser compartilhadas com o mundo exterior. Quando o veículo está em movimento, o automóvel pode exibir apenas o logotipo Fiat, mas assim que ele para, o motorista poderá alternar para o modo “messenger” e criar uma nova mensagem.


Tecnologia carro Fiat carro autônomo ces 2020 fca jeep
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você