CES 2020: Google anuncia novos recursos para o Google Assistente

Segundo a empresa as mudanças tornam o assistente virtual, que já é usado mais de 500 milhões de vezes por mês, 'mais útil quer você esteja em casa, no seu carro ou ao telefone'

Rafael Rigues 08/01/2020 13h00
Google Assistente na CES 2020
A A A

O Google aproveitou a CES 2020, feira de tecnologia que acontece nesta semana em Las Vegas, para anunciar novos recursos para seu assistente virtual, o Google Assistente, que segundo a empresa já é usado por mais de 500 milhões de pessoas mensalmente em todo o mundo. As mudanças tornam o Google Assistente “mais útil quer você esteja em casa, no seu carro ou ao telefone”, afirma.


Algumas das mudanças são focadas no ecossistema de dispositivos Google Home. Ao configurar um novo dispositivo compatível os usuários verão em seus smartphones uma sugestão para conectá-lo ao Assistente, simplificando a configuração e eliminando a necessidade de redigitar informações da conta. Outra novidade é a capacidade de agendar ações a serem realizadas em dispositivos conectados. Por exemplo, é possível dizer “Hey Google, turn on the coffee maker at 6 a.m.” (“OK Google, ligue a cafeteira às seis da manhã”)

Agora também é possível usar comandos de voz para deixar “bilhetes” para outros membros da família em um aparelho como um Smart Display. Basta dizer algo como “Hey Google, leave a note that says I already fed Max breakfast.” (“OK Google, deixe um bilhete dizendo que já dei café da manhã pro Max”).

Outra novidade é um recurso de leitura, que faz o assistente ler em voz alta uma página web com voz e entonação natural. Basta abrir a página no Chrome e dizer “Hey Google, Read It” (“OK Google, Leia isto”). Segundo o Google o recurso suporta 42 idiomas (incluindo o português) e é capaz de traduzir um texto para o idioma do usuário durante a leitura. Entretanto, não conseguimos fazê-lo funcionar, nem em português, nem em inglês, em um smartphone com o Android 9 Pie e a versão mais recente do Google Assistant.

Por fim a empresa reforça seu compromisso com a privacidade, lembrando que por padrão gravações de comandos não são retidas em seus sistemas. Além disso, há novas ações para fazer o assistente excluir informações. O usuário pode dizer “Hey Google, that wasn’t for you” (“OK Google, isso não era para você”) para fazer o assistente ignorar uma ativação não intencional, ou “OK Google, delete everything I said this week” (“OK Google, apague tudo o que eu disse nesta semana”) para excluir todo o histório de comandos nos últimos sete dias.

Fonte: Google

Google google assistente assistente pessoal assistente virtual ces 2020 assistente digital
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você