Aquanaut: Robô Submarino

'Transformer' submarino irá trabalhar em plataformas de petróleo

Clara Guimarães, editado por Rafael Rigues 26/07/2019 12h28
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Aquanaut pode viajar como um veículo submarino tradicional, ou estender seus braços e virar um 'robô' pronto para fazer reparos em equipamento subaquático.

O Aquanaut é um submarino autônomo desenvolvido pela Houston Mechatronics Inc. (HMI) que se transforma em um robô humanóide para realizar serviços em plataformas de petróleo e gás submarinas. No vídeo abaixo você pode ver o robô em ação em uma piscina da Nasa.


Ao que parece o Aquanaut não precisa de cabos ou um navio de apoio para funcionar. Ele viaja em "modo submarino" até seu destino em águas profundas, onde desdobra seus braços e se transforma em um humanóide.

Cada braço é equipado com sensores de força e possui oito eixos de movimento, semelhantes aos de um braço humano. Os braços do Aquanaut também têm garras capazes de girar válvulas e até mesmo operar ferramentas. Assim que termina um reparo, o robô volta de forma autônoma para a superfície.

A tecnloogia vai ser muito importante para empresas que controlam instalações submarinas de gás e petróleo, principalmente porque a quantidade de dinheiro gasto atualmente para inspecionar e manter as plataformas é muito alta. Eles dependem de tecnologias robóticas que não mudaram fundamentalmente em décadas, em grande parte devido ao desafio de trabalhar em um ambiente tão extremo.

O cofundador e diretor de tecnologia da HMI, Nic Radford, passou 14 anos trabalhando em projetos avançados de robótica no Johnson Space Center da NASA, em Houston. Portanto, para ele, condições extremas são parte do cotidiano. E, talvez por essa razão, a HMI tenha tido sucesso em criar o Aquanaut.

'Concordo que ir para o espaço é mais difícil do que entrar debaixo d'água', diz Radford. “Mas o espaço é um ambiente intocado. No mundo subaquático as coisas são extraordinariamente dinâmicas. Ainda não decidi se é 10 vezes mais difícil ou 50 vezes mais difícil para robôs trabalhar debaixo d'água do que no espaço".

Fonte: IEE Spectrum

Robótica Nasa Tecnologia Ciência Robôs submarino
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você