Detalhe da Superfície do Sol

Astrônomos revelam imagens inéditas do Sol em ultra alta resolução

Rafael Rigues 09/04/2020 08h04
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Áreas da superfície solar mostram detalhes como "fios" de plasma com 500 km de largura

Astrônomos ingleses da University of Central Lancashire (UCLan), na Inglaterra, revelaram imagens inéditas e em altíssima resolução da superfície do Sol feitas pelo telescópio suborbital High-Resolution Coronal Imager (Hi-C), da Nasa.


Áreas da superfície solar que antes pareciam “vazias” ou escuras agora são reveladas em detalhes. As imagens mostram “fios” de plasma (gás eletrificado) com cerca de 500 km de largura.

Reprodução

No destaque, região da superfície solar fotografada pelo telescópio Hi-C da Nasa e analisado pela University of Central Lancashire, na Inglaterra

Cientistas ainda não sabem o que causa o surgimento destas estruturas. O foco agora é descobrir porque são formadas, e como sua presença pode nos ajudar a prever a formação de erupções solares, as quais têm o potencial de afetar a vida na Terra.

ReproduçãoDetalhe da superfície solar, fotografada pelo telescópio Hi-C da Nasa

"Até agora, os astrônomos solares estavam efetivamente vendo nossa estrela mais próxima em 'definição padrão'. A qualidade excepcional dos dados fornecidos pelo telescópio Hi-C nos permite observar um trecho do Sol em 'ultra-alta definição' para a primeira vez", disse Robert Walsh, professor de física solar da UCLan.

Fonte: Evening Standard

Nasa Astronomia espaço Sol astrônomos Ciência&Espaço satélite
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você