China descobre o que é o 'gel' encontrado por seu rover na Lua

Material é um tipo de vidro resultante do derretimento de material da superfície lunar, causado pelo impacto de um meteoro ou erupção vulcânica no passado

Rafael Rigues, editado por Cesar Schaeffer 08/07/2020 10h07
Rover Yutu 2
A A A

Um artigo publicado por cientistas chineses na revista Earth And Planetary Science Letters finalmente esclarece o mistério da "substância similar a um gel" encontrada no solo do lado distante da Lua pelo rover Yutu-2 durante sua exploração do fundo de uma cratera.


A descoberta foi feita em julho passado, quando uma foto feita pelo robô pouco antes de ser desligado para recarregar chamou a atenção dos cientistas: uma substância brilhante diferente em cor, forma e textura dos materiais ao redor apareceu na imagem.

Alguns dias depois, ao acordar, o robô examinou a cratera com seu espectrômetro visível e infravermelho próximo (VNIS) responsável por analisar a luz refletida nas superfícies e determinar sua composição química.

Os resultados da análise mostram que a "substância colorida misteriosa", como foi chamada na época da descoberta, é um tipo de vidro resultante do derretimento de material da superfície lunar devido ao impacto de um meteoro ou erupção vulcânica no passado. O material tem composição similar à de amostras trazidas à Terra pelos astronautas das missões Apollo 15 e Apollo 17.

As conclusões são baseadas em imagens das câmeras panorâmica e de detecção de obstáculos do Yutu-2, bem como nos dados do VINS. A falta de amostras do lado distante da Lua, nunca explorado durante as missões Apollo, impede que os cientistas determinem precisamente a composição do material.

Fonte: Futurism

China Lua Ciência&Espaço exploração espacial corrida espacial
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você