China revela detalhes de sua nova espaçonave tripulada

Cápsula irá substituir a atual Shenzou, baseada na russa Soyuz, e poderá levar até sete astronautas para a futura estação espacial chinesa

Rafael Rigues 19/06/2020 12h06
Novo veículo espacial chinês
A A A

A Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST) revelou nesta sexta-feira (19) os primeiros detalhes sobre sua nova espaçonave tripulada. A cápsula, que ainda não tem nome, foi lançada a bordo de um foguete Longa Marcha 5B em 5 de maio, e retornou à Terra três dias depois.


Um dos objetivos da missão foi testar a reentrada na atmosfera em alta velocidade, algo que será necessário em futuras missões tripuladas à Lua. A cápsula será reusável e poderá levar até sete astronautas, ou três astronautas e 500 kg de carga, até a futura estação espacial chinesa. A cápsula Shenzou, usada em todas as missões tripuladas chinesas até o momento e derivada da russa Soyuz, transporta apenas três astronautas.

O veículo tem 13 metros cúbicos de espaço interno e inclui um banheiro, uma pequena mesa de jantar dobrável e racks para carga. Entre os testes realizados no primeiro voo estão o de um sistema de impressão 3D para experimentos em microgravidade, comunicação com o solo com largura de banda de gigabits por segundo e 2 kg de sementes, para estudar o efeito da radiação espacial sobre elas.

Segundo Guo Bin, designer da espaçonave, "o voo colocou à prova novas tecnologias para proteção contra o calor da reentrada e novas configurações aerodinâmicas". O CAST está desenvolvendo uma segunda versão da cápsula para missões no espaço profundo, capaz de sobreviver a radiação mais intensa e velocidades ainda maiores na reentrada.

Fonte: Space.com

China Estação Espacial missão espacial nave espacial espaçonave espaçonaves Ciência&Espaço exploração espacial corrida espacial viagem espacial
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você