Cientistas fazem foto em cores de nova minilua da Terra

Asteroide 2020 CD3 orbita nosso planeta há três anos, e foi fotografado com o telescópio de 8 metros Gemini North, no Havaí

Rafael Rigues, editado por Cesar Schaeffer 28/02/2020 11h20
Mini Lua 2020 CD3

Astrônomos do Observatório Gemini, no Havaí, conseguiram fazer uma foto da nova minilua que orbita nosso planeta. Batizado de 2020 CD3, o objeto é um asteroide com 1,9 a 3,5 metros de diâmetro e foi descoberto esta semana, mas segundo cálculos já orbita nosso planeta há três anos.

A foto foi feita com o telescópio Gemini North, de 8 metros, nesta segunda-feira (24). Foram usados três filtros de cor (azul, verde, vermelho) e o telescópio se moveu para acompanhar o objeto, no centro da imagem. Por isso as estrelas ao redor aparecem como rastros coloridos.

“Obter as imagens foi uma corrida contra o tempo para a equipe, porque o objeto está rapidamente se tornando menos brilhante à medida que se afasta da Terra”, disse o astrônomo John Blakeslee, do Observatório Gemini.

Não é incomum asteroides serem capturados pela gravidade da Terra e orbitarem nosso planeta, mas é raro que sejam detectados por causa de seu pequeno tamanho. Infelizmente, os astrônomos terão poucas chances de fazer novas observações de 2020 CD3: o objeto deve ser ejetado da órbita da Terra em abril.

Fonte: Science Alert

Terra espaço Lua Asteroide Telescópio observatório Ciência&Espaço
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.